Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Artur Nogueira cria Praça Panc, que envolve crianças e moradores em plantio comunitário

Essa é a 1ª praça de educação ambiental da região; Prefeitura já prepara o local para a plantação de 50 mudas de Ypê Branco.

Por: Correio Nogueirense
16/04/2021

Em mais uma ação voltada à promover a conscientização ambiental, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou um projeto que institui a Praça Panc (Plantas Alimentícias Não Convencional) no município. O local está em preparação, e será usado para plantio de frutas, verduras, legumes e árvores floríferas.

A praça será dividida em duas partes, sendo que uma delas será voltada exclusivamente para a educação ambiental, na área da Agricultura, Ecologia e Sustentabilidade. A ideia é que esse lado da praça envolva as crianças e comunidade em geral.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Já na outra parte, serão plantadas árvores floríferas e colocados exemplares de abelhas sem ferrão, a fim de mostrar à população o papel que tais insetos desempenham no meio ambiente, principalmente na área alimentar. Ainda nessa parte, serão plantadas 50 mudas de Ipê Branco.

A iniciativa envolve várias secretarias, tais como a de Meio Ambiente, na idealização e execução do projeto; de Agricultura, no preparo do solo; de Obras e Serviços, na construção do que for necessário para a utilização do espaço; e do Serviço de Água e Esgoto (Saean), na distribuição de água para irrigação, por exemplo. A preparação da praça, localizada no Jardim Resek, é feita a partir de doações e trabalho voluntário.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

“É um trabalho de diversidade, que promete envolver Prefeitura, crianças, comunidade, empresários e entidades. A ideia é mostrar as tantas atividades que podem ser desenvolvidas em um mesmo espaço, além de claro, educar a população no âmbito social e ambiental. Essa é a primeira praça de educação ambiental na região, e Artur Nogueira mais uma vez sai na frente”, destacou o prefeito Lucas Sia (PSD).

ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Artur Nogueira, Tamiris Artuzi, a princípio, os próprios moradores da comunidade serão convidados para realizar o plantio no local. De acordo com ela, os canteiros já estão sendo preparados, e lá os moradores poderão plantar o que quiserem.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Tamiris explica que a ideia é que o projeto também envolva as escolas do município. ”A gente está tentando preparar o local antes de acontecer o retorno das aulas presencias, para que as crianças possam ter atividades lúdicas ao ar livre, e entender como se planta, como funciona os insetos, controle de doenças, dentre outros”, disse.

O diretor de Meio Ambiente Carlos Caressato destaca que a Praça Panc será aberta, na intenção de conscientizar a população. “Esse é o objetivo: mostrar para as pessoas que não precisa roubar. Se você quiser, você pode passar lá, pegar o excedente, ajudar a tratar, levar outro tipo de planta para ser colocado nos canteiros. O objetivo é educação ambiental”.

Caressato acrescenta que a expectativa é que o projeto leve o plantio de árvores floríferas e plantas alimentícias para outras praças da cidade. “Muitos moradores nos procuram para a adoção de projeto semelhante nos bairros deles. Iremos acompanhar o desenvolvimento da Praça Panc para que a ideia seja estendida a outros lugares”.

DOAÇÃO ÀS ENTIDADES

Produtos que não forem consumidos pela comunidade, como verduras e legumes – chamados de produtos excedentes -, serão doadas às entidades do município, tais como a Associação de Idosos Desamparados de Artur Nogueira (Aidan).

Comentários

Veja também