Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Artur Nogueira lançará campanha para aumentar produtividade dos agricultores

Secretaria de Agricultura promoverá palestras e ações para alertar produtores sobre a importância de um plantio consciente.

Por: Correio Nogueirense
08/02/2021
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

A fim de aumentar a produtividade das culturas exploradas pelos agricultores do município, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, lançará em março a campanha “Calagem de Outono”. A ação contará com palestras, encontros e cadastro de amostragem de solo para os produtores que desejarem aumentar a produção.

Na primeira fase da campanha, a secretaria chama a atenção dos agricultores para a necessidade de uma boa amostragem antes da aplicação do calcário – elemento usado para corrigir o solo antes do plantio. Conforme o engenheiro agrônomo e pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas Afonso Peche Filho, a calagem é extremamente importante para equilibrar as propriedades químicas, físicas e biológicas do local onde será feito o plantio.

Além disso, o pesquisador – que auxiliará os agricultores da cidade durante a campanha –  ressalta que uma boa amostragem do solo é fundamental para aumentar o potencial produtivo das plantas e do solo. ”A recomendação mudou, e é fundamental que os agricultores entendam que o outono é o período ideal para se fazer a amostragem e, em seguida, aplicar o calcário. É extremamente importante entender que sem calagem não tem produtividade, e que sem usar calcário não tem renda”, destacou.

PROPRIEDADES QUÍMICAS, FÍSICAS E BIOLÓGICAS

Segundo o pesquisador, a calagem equilibra as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, sendo que nas propriedades físicas, ela atua como agente catalisador da agregação do solo.

Já na propriedade química a calagem atua diretamente no Potencial Hidrogeniônico (PH), na redução do índice de toxidez de alumínio, bem como na disponibilidade de cálcio – alimento fundamental para que as plantas desenvolvam raízes, as tornando mais resistentes aos períodos secos do ano.

E, por fim, a calagem interfere nas propriedades biológicas, pois seleciona organismos que são benéficos para a planta. Quando necessária e não realizada a calagem, a tendência é que se prolifere pragas e, consequentemente, haverá perdas para o agricultor.

PALESTRA

A primeira palestra promovida pela secretaria de Agricultura ocorrerá no dia 1º de março. O encontro será ministrado pelo engenheiro e pesquisador Afonso Peche Filho, onde ele tirará todas as dúvidas dos agricultores nogueirenses sobre a amostragem de solo.

Os detalhes do evento serão divulgados, em breve, por meio dos canais de comunicação oficiais da Prefeitura.

Comentários

Veja também