Que as árvores embelezam nossa cidade, além de proporcionar sombra e conforto térmico melhorando a qualidade de vida, todos nós já sabemos. Porém, é de extrema importância conhecer as técnicas corretas de plantio e manutenção de nossas árvores para que elas interfiram o mínimo possível em infraestruturas urbanas, como redes de água, esgoto, energia elétrica, entre outros.
As ações bem planejadas no manejo da arborização permitem que desfrutemos dos diversos benefícios proporcionados pelas árvores no meio urbano, destacando-se o bem estar psicológico e emocional, a filtragem do ar tornando-o mais puro, a barreira física contra os ventos, o amortecimento de ruídos, a maior infiltração das águas das chuvas no solo reduzindo o impacto das enxurradas, o fornecimento de abrigo e alimento para a avifauna, além da valorização dos imóveis em áreas mais arborizadas.
Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (SMAA) da Prefeitura de Itatiba, por meio da Seção de Áreas Verdes, elaborou e lançou o Manual de Arborização Urbana. O Manual tem como objetivo ser um guia para o planejamento, execução e manutenção das árvores plantadas nas vias públicas (calçadas, canteiros centrais de ruas e avenidas, praças e parques), contendo as orientações e regras para as ações desenvolvidas pela administração pública. O Manual foi instituído por meio da Lei Municipal de Arborização Urbana n° 5.141/2018.
“O objetivo deste Manual é fazer dele uma ferramenta de difusão e sensibilização frente ao importante papel das árvores no ambiente urbano. A arborização urbana apresenta reflexos diretos na qualidade de vida das pessoas trazendo inúmeros e conhecidos benefícios. Com este Manual queremos conscientizar a população de uma maneira didática sobre técnicas adequadas de plantio, de manutenção, além da divulgação das leis que protegem nossas árvores”, comenta a Engenheira Agrônoma e Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro. “Queremos deixar Itatiba cada vez mais bonita, cada vez mais verde, e para isso, contamos com a população. Na verdade não existem árvores erradas, mas existem árvores plantadas em locais inadequados. Por isso, são necessárias as práticas rotineiras de podas de condução e de adequação, e em alguns casos, a remoção ou a substituição por espécie mais adequada em função das características do local”, conclui.
Outra importante ação relacionada à Arborização Urbana de Itatiba foi a criação em 2018 do Plano Diretor de Floresta Urbana, trabalho idealizado pela Seção de Áreas Verdes da SMAA e realizado em parceria com o Pesquisador de Silvicultura Urbana, Profº Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, docente da ESALQ/USP, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG). Esse Plano considerou um banco de dados (inventário) existente de 4.700 árvores plantadas, além da aquisição de imagens de infravermelho de satélite de alta resolução e do uso de softwares que resultaram em um diagnóstico da arborização existente no Município, importante ferramenta para o planejamento (definição de locais prioritários, escolhas de espécies e prazos de implantação), além de nortear o manejo adequado das árvores existentes no município visando a sua preservação.
O Manual de Arborização Urbana está disponível para consulta no site: http://www.itatiba.sp.gov.br/Meio-Ambiente-e-Agricultura/manual-de-arborizacao-urbana.html
Ajude-nos a proteger as nossas árvores. Seja um fiscal amigo do Meio Ambiente.
Para denúncias de podas drásticas, demais danos ou corte de árvores ligue para (11) 3183 0729