Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Nova Odessa promove Campanha ‘Fique Sabendo’ de conscientização contra DSTs; sábado tem mutirão de testes gratuitos no Ambulatório

A campanha começa na manhã deste dia 1º, com uma palestra da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner, sobre a AIDS direcionada aos funcionários da Coden Ambiental.

Por: Correio Nogueirense
30/11/2022
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa inicia nesta quinta-feira (1º/12) a Campanha “Fique Sabendo” 2022, iniciativa do “Dezembro Vermelho”, mês da conscientização e prevenção da AIDS e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis e hepatites B e C. Além disso, a Secretaria montou dois painéis traçando a “linha do tempo” da pandemia de Aids no mundo e no Brasil, que estão expostos no Ambulatório de Especialidades e na sede das Vigilâncias em Saúde.

A campanha começa na manhã deste dia 1º, com uma palestra da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner, sobre a AIDS direcionada aos funcionários da Coden Ambiental. Depois, às 14h, será realizada a mesma palestra aos funcionários do Paço Municipal, e no dia 02, para os funcionários da Diretoria de Serviços Urbanos (a “Garagem Municipal”).

MUTIRÃO DE TESTES

Por fim, no sábado, dia 03/12, das 8h às 13h, será realizado no Ambulatório de Especialidades (localizado na Avenida João Pessoa, ao lado do Hospital Municipal) um mutirão para testes rápidos de HIV e sífilis, junto com o Plantão Psicológico – tudo gratuitamente e sem necessidade de agendamento.

A equipe também orienta os moradores a procurarem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade diariamente, das 7h às 16h, para fazer gratuitamente um teste rápido e conhecer sua condição sorológica. Todas as UBSs oferecem durante o mês a testagem rápida de HIV, sífilis, e hepatites B e C, bem como o acompanhamento e tratamento gratuitos. A intenção é conscientizar as pessoas a fazerem o teste e, em caso positivo, procurar o tratamento.

“As pessoas não precisam ficar receosas de fazer o teste e nem terem medo de descobrir que são soropositivas, porque na atualidade a AIDS se tornou uma doença crônica, igual ao diabetes, por exemplo. E, fazendo o tratamento, dá para viver muito bem e por muito tempo”, explicou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.

Paula Mestriner reafirmou que “todo o procedimento – desde a testagem rápida ao tratamento – é sigiloso, e o cidadão não precisa sair da cidade nem será referenciado por outro serviço, já que terá o acompanhamento e tratamento em Nova Odessa”.

“Temos pacientes em tratamento há muitos anos, são superativos e saudáveis. A única coisa que alteraram na rotina é o uso de preservativos e hábitos saudáveis, que devem ser mais naturais para toda pessoa que tem vida sexual ativa. Estamos com a ‘linha do tempo’ sobre a Aids na Vigilância Epidemiológica, quem quiser conhecer é só passar por aqui”, disse Paula. Nos próximos dias, um dos painéis também deve ser exposto no Paço Municipal.

“Ninguém mais precisa morrer de AIDS na atualidade. Pedimos às pessoas que aproveitem o mês do ‘Fique Sabendo’ e não tenham preconceito. Os casos que forem positivos serão tratados e acompanhados pela médica infectologista do município”, frisou Paula.

Comentários

Veja também