A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Aqui, divulgou a programação do primeiro semestre de 2020. São muitas oportunidades aos empreendedores sumareenses. Para este ano a programação está recheada de novidades. Estão previstos vários projetos, além de oficinas de Formalização, Empreendedorismo, Planejamento Financeiro, Marketing, Inovação e cursos como o Super MEI e Atendimento ao Cliente. O Agronegócio ganhará destaque no segmento dos Pesqueiros e dos Assentamentos em olericultura (hortaliças, legumes e verduras). Outro projeto que promete é o Varejo de Sucesso, cujo foco é o fortalecimento dos comércios da cidade. O Sebrae Aqui Sumaré reserva ainda um trabalho especial com a temática ‘Acessibilidade para todos’, com palestras de conscientização e sensibilização, etc. “Estamos no caminho certo e temos certeza que 2020 será um ano promissor para os empresários e empreendedores de Sumaré”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
O cronograma tem início em fevereiro e se estende até junho, na sede da Associação Comercial. No dia 04 de fevereiro, das 13 às 17h, acontece a Oficina de Formalização Descomplique. Na ocasião os participantes receberão dicas sobre o passo a passo de como formalizar a empresa, e quais são os direitos e obrigações do negócio já formalizado. O mesmo tema Descomplique Empreendedorismo será ministrado no dia 18, das 14 às 17h. Na ocasião será abordado o empreendedorismo como plano de carreira para quem ainda não tem experiência em planejamento de negócios e quer empreender.
Já em março (16 a 20), haverá o curso Super Mei. O conteúdo programático prevê, das 13 às 17h, orientações dos seguintes tópicos: Sei Planejar, Sei controlar meu dinheiro, Sei formar preço de venda, Sei vender e Sei inovar. Para o dia 14 de abril está previsto o curso Atendimento ao Cliente, das 8h ao meio-dia. Serão propostas formas de como organizar uma empresa e se livrar de situações comuns que causam insatisfação e perda de clientes.
No dia 12 de maio acontecerá o Planejamento Financeiro, a partir das 13h, e a atividade é voltada para quem ainda não tem experiência em planejamento de negócios e quer empreender. O Super Mei retorna de 25 a 28 de maio, das 13 às 17h, e será mais uma opção para que empreendedores obtenham dicas: Sei Planejar, Sei controlar meu dinheiro, Sei Formar Preço de Venda, Sei Vender e Sei Inovar. Pra fechar a programação semestral, vem aí o Inove para Ganhar Mais. A oficina acontecerá no dia 23 de junho, a partir das 13h, e é indicada para empresários que querem trilhar o caminho da inovação. Não é preciso ter muito dinheiro e nem depender de tecnologias caras, mas a empresa deve estar preparada.
O Sebrae e os demais serviços ofertados ao empresário de Sumaré são de grande valia para fortalecer a rede empreendedora do município, proporcionando um ambiente favorável para a abertura e crescimento de micro e pequenas empresas, além de contribuir com a economia local e a geração de emprego e renda.
“Nosso intuito é estimular o empreendedorismo e dar todo o suporte necessário para que micro e pequenos empresários tenham sucesso em seus negócios”, disse o Chefe do Executivo.
Todas as atividades acontecerão na sede da ACIAS, que fica na Rua Antonio Jorge Chebab, 1.212, Centro. Bom destacar que as vagas são limitadas, portanto é necessário fazer inscrição antecipadamente. O SEBRAE Aqui Sumaré funciona junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na Praça da República, 203 – Centro. Mais informações pelos fones 3828.8630 e 3903.4224.
BALANÇO POSITIVO
Bom ressaltar o balanço positivo do Sebrae Aqui Sumaré em 2019. A unidade local ultrapassou a meta inicial que era de 1.711 atendimentos. Ao todo, foram 2.275 serviços – sendo 57% para pessoas físicas (futuros empreendedores) e 43% para pessoas jurídicas (empresários em busca da capacitação e mais crescimento no Município). Somente de janeiro a maio do ano passado, o Sebrae Aqui Sumaré havia ampliado em mais de 50% o suporte aos empreendedores do município, em comparação a todo o ano anterior. Em 2018, foram realizados 826 atendimentos, contra 1.247 nos primeiros cinco meses de 2019.
O resultado garantiu à unidade sumareense o posto de segunda maior na quantidade de atendimentos e serviços da região, ficando atrás apenas de Campinas. Foram diversas ações no ano de 2019 que fizeram com que o Sebrae Aqui de Sumaré alcançasse esses números, entre elas, Cursos, Oficinas, Palestras, unidade móvel, caravana à Feira do Empreendedor e alguns projetos segmentados, como a parceria com a Casa Brasil e a Faculdade Anhanguera. “São números positivos, com uma média de 7 a 8 atendimentos por dia, o que ultrapassou o intento do Sebrae regional”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Padovani.