Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Sumaré inicia cronograma de ações junto à população de rua

O objetivo da ação é a sensibilização de moradores e comerciantes de áreas onde normalmente são encontradas pessoas em situação de rua.

Por: Correio Nogueirense
29/02/2020
Foto: Prefeitura de Sumaré

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou na última quinta-feira, dia 27, um cronograma de ações visando a sensibilização de moradores e comerciantes de áreas onde normalmente são encontradas pessoas em situação de rua. Nesses locais, as equipes da prefeitura distribuem panfletos e informam sobre o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), realizado pelo Município – como a oferta e formas de acesso a serviços da rede socioassistencial. O trabalho do SEAS é executado pela Inclusão Social e Casa de Acolhimento Resgatar.

“O mapeamento e o trabalho das nossas equipes junto à população em situação de rua são fundamentais para que possamos realizar, da melhor forma possível, a reinserção social dessas pessoas junto aos familiares e, quando é o caso, encaminhá-las para as famílias em suas cidades de origem”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A programação começou na Avenida Ivo Trevisan, região central de Sumaré. No período da tarde, equipes da Inclusão Social, Guarda Municipal e SEAS estiveram reunidas para compartilhar informações (principais locais de permanência, pontos de recusa do acompanhamento da Assistência Social, particularidades de cada território) e discutiram atuações complementares entre a Assistência Social e a Segurança Pública.

Nas próximas semanas, haverá equipes na Avenida Rebouças (12/03); no entorno do balão do Matão (26/03); proximidades da Caixa Econômica Federal no Matão (09/04); região da Rodoviária Municipal (30/04); e próximo ao Centro Esportivo (14/05).

As regiões que receberão o trabalho de sensibilização foram definidas pela Inclusão Social tendo como referência as áreas onde mais frequentemente essa população é encontrada: Matão (devido ao acesso rodoviário e também à migração da população de rua vinda de Campinas), Centro e Nova Veneza.

“Desde dezembro do ano passado, as secretarias de Inclusão Social e de Saúde estão se articulando para o acompanhamento intersetorial da população em situação de rua, aprimorando os fluxos de atendimento dos serviços e elaborando um modelo de ‘consultório de rua’, deslocando as nossas equipes com a finalidade de orientar e oferecer todos os cuidados necessários a essas pessoas”, explicou o secretário municipal de Inclusão Social, José Tavares de Siqueira.

Em média, o SEAS realiza 150 abordagens por mês, entre munícipes e pessoas em trânsito pela cidade. Sobre as características dessa população, geralmente, são pessoas do sexo masculino e com idade entre 30 e 59 anos. O trabalho acontece sempre às segundas, quintas e sextas-feiras, das 8 às 17 horas. Às terças e quartas-feiras, no período das 10 às 20 horas. Para acessar o SEAS, utilize os números de telefone: (19) 3803-4701 ou 98723-0698.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado