A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, promoverá, pelo segundo ano consecutivo, o plantio de mudas de árvores para encerrar o ano letivo nas escolas municipais. O evento acontecerá dia 22 de novembro (terça-feira), às 9h, e contará com a presença de estudantes e professores dos 5ºs anos, pais e/ou responsáveis, além de autoridades municipais.
Cada uma das escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) fará o plantio de muda de árvore – cuja espécie será definida pela secretaria de Meio Ambiente, após avaliação técnica. As mudas serão plantadas na Praça Ida Sia, localizada entre as ruas Professor Edmo Wilson Cardoso e Nair Fontana, com a Avenida Belizário Neves, próximo ao Cemitério Municipal.
A secretária de Meio Ambiente Tamiris Artuzi destaca que o projeto almeja suscitar nos estudantes a conscientização e defesa do meio ambiente. “Ao ter o contato direto com a terra, as crianças se verão olhando para o futuro, para a árvore que vai crescer e dar frutos. Precisamos multiplicar para todos a importância de plantar e preservar as nossas árvores, pois, são elas que mantêm a qualidade do ar e do clima, nos proporciona flores, frutas, sombra e ainda enfeita nossa cidade”, destacou.
PROJETO DE LEI
A ação ainda vai ao encontro do Projeto de Lei nº 3.462, de autoria do vereador Professor Adalberto (PSD), que prevê que estudantes da rede municipal sejam incentivados e orientados para que, de forma espontânea, plantem uma árvore no decorrer do ano de conclusão do ensino fundamental.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A secretária de Educação, Débora Sacilotto, comemora o sucesso da iniciativa. “Educação ambiental vai além de ensinar que não se deve jogar lixo no chão. É cultivar o amor das crianças pelo meio ambiente, de modo que elas queiram preservar e cuidar de cada pedacinho verde que tiverem contato. É um projeto que com certeza queremos repetir ano a ano”, frisou.
Para a realização da ação ambiental, a secretaria de Educação, através da Coordenadoria de Ensino Fundamental, tem desenvolvido todo o apoio pedagógico necessário para a divulgação e a conscientização da importância do projeto aos estudantes.
“Meio ambiente é um tema previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto é imprescindível desenvolvermos ações pedagógicas que oportunizem vivências às crianças”, complementou Débora.