Como parte do trabalho para prevenir a proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Unidade de Vigilância em Saúde e em parceria com o departamento de Engenharia, intensificou as ações de combate no Cemitério Municipal.
Funcionários têm feito a limpeza no local e eliminado possíveis criadouros, aplicando inseticida que previne a proliferação das larvas do mosquito mesmo com o período de chuvas.
A ação, segundo a coordenadora da unidade, Milena Sia Perin, busca manter o cemitério livre de possíveis focos da doença. Ela reforça a importância da população colaborar com as ações de prevenção nas casas e, inclusive, no Cemitério – local visitado por muitos moradores, que costumam deixar vasos de plantas nos túmulos de entes queridos.
“Reforçamos à população para que evite colocar vasos sem furos, e que revolvam a areia – principalmente nos casos de vasos de mármore – periodicamente para que a água parada possa ser absorvida, evitando acúmulo”. Outra orientação é para que os moradores evitem levar flores envoltas em sacos plásticos – onde há possibilidade de acúmulo de água.
Além da dengue, o Aedes Aegypti é transmissor da chikungunya, zika e febre amarela.
Orientações gerais para a população
Mantenha a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar ainda latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.
Quando há suspeita da doença, a Administração Municipal orienta o morador a procurar o Posto de Saúde Familiar (PSF) mais próximo para avaliação de um profissional de saúde, onde é preenchida a notificação e agendado a coleta de sangue.