A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou, na tarde desta quinta-feira (19), uma nova sede para o Centro de Referência em Atendimento Educacional Especial (Craee), além de implantar o Centro de Referência em Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Cratea).
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e regionais, como o prefeito Lucas Sia; o vice Davi Fernandes (PSDB); o presidente da Câmara Municipal Zé Pedro Paes (PSD); o deputado estadual Murilo Félix; a primeira-dama Simone Sia; a chefe de gabinete Mayra Barbosa; a secretária de Educação Débora Sacilotto; a diretora geral da Educação Especial Fernanda Amaral; além dos demais secretários municipais e vereadores.
Com o investimento, Artur Nogueira se tornou uma das primeiras cidades da região a contar com um espaço exclusivo e altamente equipado para estudantes com necessidades educacionais especiais. Todos os serviços oferecidos serão 100% gratuitos.
O prefeito Lucas Sia frisa que os centros de referência não se tratam apenas de uma garantia ao direito fundamental à educação, mas corresponde à uma melhor qualidade de vida à criança e à sua família.
“Vamos promover saúde, desenvolvimento e dignidade aos estudantes atendidos no Craee e Cratea. A inclusão escolar é uma forma de eliminação de preconceitos, aproximando realidades diferentes e fazendo com que todos os envolvidos aprendam a conviver com as diferenças”, ressaltou.
A secretária Débora Sacilotto salienta que o objetivo é contribuir para o melhor desenvolvimento psicossocial e promover a autonomia dos alunos que possuem deficiências – da educação infantil ao ensino fundamental.
CONTRATURNO ESCOLAR
O acompanhamento em ambos os centros deverá ser complementar ao ensino regular, sendo realizado, portanto, em turno inverso ao da escolarização. Os atendimentos são para alunos devidamente matriculados na rede regular de ensino pública municipal.
O Craee e Cratea contam com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, educadores físicos e professores de educação especial.
O novo espaço está localizado na Chácara Santa Isabel, na Rodovia SP-107, no Bairro São Bento, próximo à Delegacia de Polícia. O prédio foi alugado pela Secretaria de Educação, e conta com amplo espaço e boa localização para facilitar o acesso das famílias.