Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura inaugura creche no Parque das Flores, em Artur Nogueira

A unidade CEMEI “Professora Sueli Aparecida Carmona Caetano” tem capacidade para atender até 150 crianças.

Por: Correio Nogueirense
10/12/2020
Foto: Reprodução Facebook/Ivan Vicensotti

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria da Educação, inaugurou nesta quinta-feira (10) a creche CEMEI “Professora Sueli Aparecida Carmona”, no bairro Parque das Flores. O evento contou com a presença do prefeito Ivan Cleber Vicensotti (PSB), a secretária de Educação, Elaine Vicensotti, os vereadores Ermes Dagrela, Miltinho Turmeiro e Lari Baiano. O governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), esteve presente de maneira online.

Em uma postagem na sua rede social, o prefeito Ivan Cleber Vicensotti (PSB) mencionou que “Investir na Educação é garantir o futuro da nossa sociedade. Que nossas crianças sejam sempre a prioridade de uma sociedade. Gratidão a todos! ”.

A unidade está dividida em salas de aula, pátio, brinquedoteca, playground, cozinha, refeitório e dependências administrativas. A capacidade de atendimento é de até 150 crianças.

O secretário estadual de educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares não esteve presente por estar em viagem, e foi representado pelo secretário executivo de educação estadual, Haroldo Correa Rocha. Familiares da professora Sueli Carmona também estiveram presentes.

Quem é Sueli Aparecida Carmona Caetano

Sueli Aparecida Carmona Caetano (1964-2011) viveu grande parte da vida na cidade de Artur Nogueira, tendo muita importância na sua história. Aqui viveu sua juventude e vida adulta, sendo lembrada por muitos por ser uma mulher de muita fibra e de forte personalidade. Filha de João Baptista Carmona e Otília Muniz Carmona viveu sua infância na zona rural juntamente com os irmãos Antônio Francisco Carmona e João Batista Carmona Filho. Na adolescência veio morar na cidade, na casa dos avós paternos, para estudar.

Aqui conheceu seu marido, Sidnei Honorato Caetano com quem foi casada durante 32 anos, até o dia de sua morte. Na vida profissional Sueli dedicou-se a diversas atividades, sendo uma mulher que tinha conhecimento sobre muitos assuntos. Trabalhou ao lado do marido nas lanchonetes da família, na atividade agrícola, como a produção e comércio de flores, além de artesanato e decoração. Formada no magistério em meados de 1985, entrou para o quadro de professores da pré-escola na Prefeitura Municipal de Artur Nogueira, através de aprovação em concurso público. Desempenhou um papel importante, lutando sempre pela melhoria do sistema educacional do município.

Iniciou seu trabalho na educação de jovens e adultos, passando para a educação infantil, onde atuou até os seus últimos dias. No ano de 2007, aos 43 anos de idade, formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Era a realização de um grande sonho. Mas seus estudos não pararam por aí. Por necessidade do próprio sistema educacional formou-se pró-graduada em educação especial pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), título que Sueli não teve tempo de receber. Veio a falecer em 30 de Dezembro de 2011 em um assalto à sua residência, onde vivia há mais de 20 anos.

Além de muita saudade e o exemplo de mulher trabalhadora e guerreira, Sueli também deixou duas filhas, Bárbara Helena Caetano e Débora Caetano, autora desta biografia. Independente de julgamentos precipitados, a verdade é que ela usufruiu da vida por completo, deixando em nós uma semente de valores, de pessoas que não nadam a favor da correnteza. Sueli também tinha seus hobbies, como cuidar de sua chácara, ouvir boas músicas e se reunir com a família nos momentos de lazer. Assim viveu.

Débora Caetano

Confira as fotos:

[justified_image_grid]

Comentários

Veja também