Pesquisar
Close this search box.

Profissionais da Saúde de Sumaré participam de Oficina de Sensibilização em Plantas Medicinais e Fitoterapia

A oficina faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS.

Por: Correio Nogueirense
14/11/2019
Foto: Prefeitura de Sumaré

Com o objetivo de sensibilizar os profissionais da rede municipal sobre a implantação de hortas medicinais nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, por meio do Nasf (Núcleo de Assistência à Saúde da Família), realizou a oficina em Plantas Medicinais e Fitoterapia.  A capacitação aconteceu no último dia 07, no CECAPAS (Centro Capuchinho de Ação Socioeducativa) e contou com dinâmica seguida de palestra sobre ‘Educação Popular em Saúde’, além de escalda-pés com massagem de arnica e plantação de mudas em vasinhos. De acordo com a palestrante Luciana Utsunomia, médica do Nasf, as plantas medicinais são acessóveis a todos os públicos, possuem menos efeitos colaterais que os medicamentos industrializados e são patrimônio cultural a ser preservado. Lembrando que a USF Paraíso, região do Matão, conta com o projeto piloto ‘Farmácia Viva’.

A oficina faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS. O projeto iniciado no município com o Matriciamento de Automassagem e Meditação segue com os cursos em Fitoterapia e Auriculoterapia. “As PICS são tratamentos não convencionais que investem em prevenção e promoção à saúde, evitando que as pessoas fiquem doentes. Buscamos sempre uma Saúde mais humanizada e acolhedora”, acrescentou o prefeito Luiz Dalben.

Após a capacitação os participantes serão os multiplicadores, desenvolvendo as PICS aos pacientes e demais trabalhadores. Atualmente o município tem a prática do Lian Gong, aplicada em todas as unidades de Saúde.

PICS

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

IMPORTANTE: as Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso. (Fonte: Ministério da Saúde).

 

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado