Os médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Sumaré participam de um treinamento de “Diabete Mellitus na Gravidez”, oferecido pela Faculdade São Leopoldo Mandic e pela equipe da Base Excelência da Mulher (BEM), com o objetivo de auxiliar no diagnóstico precoce de diabetes gestacional das mulheres atendidas na rede municipal de saúde. Alunos da faculdade que estagiam na BEM e em demais setores da Prefeitura também recebem a capacitação.
Entre os assuntos abordados estão os sintomas, causas e tratamentos da diabetes gestacional, além da conduta adequada diante do quadro clínico das mães atendidas na Base da Mulher e quais os protocolos corretos de atendimento mediante cada caso. “Esta capacitação faz parte de nossas ações para ofertar um bom atendimento e acompanhamento médico adequado às nossas mamães, que precisam tanto do nosso cuidado e carinho. Com o treinamento, nossos profissionais estarão aptos a diagnosticar o quanto antes a disbetes gestacional e o que fazer diante de cada quadro clínico, cuidando da saúde das mães e bebezinhos”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
“Essa é mais uma iniciativa no sentido de humanizar o atendimento na nossa cidade, oferecendo auxílio adequado aos pacientes. Nos preocupamos em oferecer um atendimento completo para atender as necessidades das nossas mulheres, contribuindo para uma gestação mais saudável e para a qualidade de vida das crianças”, disse o prefeito Luiz Dalben.
A Base da Mulher oferece atendimento ginecológico, ambulatório de mama e obstetrícia de média e alta complexidade, encaminhamentos para exames, como mamografia, e também assistência psicossocial. O atendimento é efetuado via agendamento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, que realizam a triagem e encaminhamento para o local. Idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, em conjunto a Secretaria de Saúde e com a São Leopoldo, o local foi projetado ao lado do Ambulatório de Especialidades e tem como objetivo a prevenção dos males que acometem a saúde feminina.