O período de entrega das declarações do Imposto de Renda (IR) 2018 começa na próxima quinta-feira (1). Os contribuintes, cuja soma de todos os rendimentos tributáveis foi igual ou superior a R$ 28.559,70 no ano passado, devem prestar contas este ano. O prazo de entrega se estende até 30 de abril.
As empresas, entretanto, têm até a próxima quarta (28) para entregar aos seus funcionários o comprovante de rendimentos do ano passado – documento necessário para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2018.
Aqueles que escolherem fazer sua própria declaração devem acessar o site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2018) e baixar o programa para fazer a declaração. O programa gerador do imposto de renda 2018 foi liberado para download nesta segunda-feira (26).
O processo se tornou mais simples nos últimos anos, mas é preciso ficar atento: um erro simples pode acabar fazendo o contribuinte cair na temida malha fina. Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. As restituições começarão a ser pagas em junho, e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caírem em malha fina.