Projeto de Lei pode trazer como obrigatório a presença das Doulas nos partos em Artur Nogueira

Projeto de Lei é de criação do vereador Cristiano da Farmácia (PR), foi aprovado pela comissão e terá na sessão desta segunda-feira (13) sua primeira votação.

Por: Correio Nogueirense
10/05/2019

Na última sessão ordinária da câmara, o vereador Cristiano da Farmácia (PR) enviou o projeto de lei nº 018/2019, que “Dispõe sobre a permissão da presença de Doula durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitado pela parturiente, nas maternidades, hospitais e demais equipamentos da rede municipal de saúde”.

Em um dos artigos do requerimento, o vereador Cristiano deixa para que fique a interesse da mulher que estiver em trabalho de parto se deseja ou não ter os custos da Doula.

Durante o tempo da sua fala livre, o vereador explica a função da profissional e traz motivos para que a Doula participe do parto. “A Doula tem a função de acompanhar o parto e ajudar a mulher que está ali no momento tendo seu filho. Antigamente existia a parteira que fazia a mesma função. Infelizmente os médicos de hoje perderam um pouco da sensibilidade e tratam o parto como algo mecânico, sem dor ou sem problema e esquecem a questão emocional”.

Para finalizar, o edil fala sobre os benefícios que as profissionais podem trazer. “A presença das Doulas podem ocasionar em Artur Nogueira a diminuição das cesarianas que são altas em nosso município. A cesárea é bem prejudicial a mulher e com a presença das Doulas podem aumentar os partos naturais”.

No requerimento também o vereador usa a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de outros países entre eles o Brasil que reconhecem e incentivam a presença da Doula. Para as organizações, o parto evolui com maior tranqüilidade, rapidez e com menos dor e complicações tanto maternas como fetais.

Para quem não sabe, a palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”. A principal função das Doulas é dar suporte físico e emocional à gestante em trabalho de parto. Doula não é parteira, não é enfermeira e nem substitui a presença do pai.

No trabalho de parto, a profissional ajuda a mulher a encontrar as posições mais favoráveis durante as contrações, faz massagens e compressas para aliviar a dor, ajuda o parceiro a se envolver e participar ativamente do parto e informa o casal sobre todos os procedimentos que estão sendo realizados.

Comentários

Veja também