Pesquisar
Close this search box.

Projeto “Quebrando o Silêncio” em Artur Nogueira terá passeata, palestras e feira ao ar livre

O assunto de 2019 é sobre pedofilia, com isso Sandra de Sá pensa que a presença dos professores, pais e alunos serão essenciais para o tema deste ano.

Por: Correio Nogueirense
27/06/2019

Artur Nogueira conta com uma nova lei, que foi aprovada na noite da última segunda-feira (17) durante a Sessão da Câmara Municipal. A nova lei tem o objetivo de proteger crianças, mulheres e idosos. Para tanto, o Projeto de Lei 026/2019, dispõe sobre a criação da campanha da semana do “Quebrando o Silêncio” no município nogueirense. O autor do projeto é o vereador Rodrigo de Faveri (PTB).

Após falarmos com a Telma Brenha, responsável pelo projeto no estado de São Paulo, o Correio Nogueirense falou com Sandra de Sá, que é responsável pelo Quebrando o Silêncio em Artur Nogueira e falou um pouco sobre a ação no município. “Temos realizado atos públicos para chamar a atenção da população de modo geral para a campanha “Quebrando o Silêncio” em nosso município. No último ano, além da já tradicional passeata, acompanhada pelas fanfarras dos clubes de desbravadores do município, teve o serviço de atendimento gratuito a população por profissionais de diversas áreas. Como o tema de 2018 foi prevenção ao suicídio, tivemos atendimento médico, psicológico e jurídico (para vítimas de violência doméstica)”.

Responsável pelo projeto no município, falou que no ano passado eles promoveram encontros gratuitos para poder ajudar as pessoas com palestras e fóruns sobre diversos assuntos. “Durante todo o mês de setembro, promovemos encontros semanais para discussão do tema, depressão e suicídio, com a participação de psicólogos, psicanalistas, médicos e conselheiros de nossa cidade. Os fóruns eram abertos ao público em geral, sem nenhum custo”.

Após a criação do projeto de lei, Sandra falou mais sobre as ideias para este ano e quais áreas pretendem abordar. “Para este ano, queremos ampliar o trabalho, colocando nossa equipe de terapeutas, médicos e outros profissionais à disposição das escolas públicas e particulares do município. O projeto prevê a realização de palestras para pais, professores e alunos nos diversos níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O tema desse ano é abuso e pedofilia. Nossa ideia é debatermos o tema nas escolas, igrejas, espaços públicos e privados onde as portas forem abertas para isso e, no sábado, 24/08, fazermos um grande movimento, uma passeata onde serão possíveis aos alunos, pais, professores, cidadãos, exporem tudo o que foi produzido durante a semana”.

Para finalizar, Sandra comentou que se colocou a disposição dos responsáveis pela educação do município para ajudar os jovens e falou sobre a ideia de realizar uma feira em Artur Nogueira para poder orientar melhor os pais e crianças sobre alguns assuntos. “Queremos ter na lagoa, na tarde desse dia, uma feira, com brinquedos para as crianças, atendimento para a população, um espaço aberto para a discussão do tema, que até então está envolvido em tabu, mistério e sofrimento, mas que precisa ser discutido, com leveza, mas com a seriedade necessária para que as vítimas finalmente tenham voz e sejam salvas da situação em que se encontram. A informação é o primeiro passo para que a mudança seja possível. Colocamo-nos à disposição da Secretaria Municipal de Educação, bem como dos diretores das escolas estaduais e particulares de nossa cidade. Juntos podemos fazer a diferença.”

“Quebrando o Silêncio” é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

Comentários

Veja também