O Projeto Retreta, iniciativa da Corporação Musical 24 de Junho, anuncia as inscrições para o ano letivo de 2026. As matrículas e rematrículas poderão ser realizadas entre os dias 8 e 12 de dezembro, diretamente na sede do projeto. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, é destinada a crianças, jovens e adultos interessados em aprender música ou aprimorar talentos de forma gratuita. “A música transforma, cria oportunidades e abre caminhos que muitas vezes nem imaginamos. É emocionante ver o quanto nossos alunos crescem não apenas tecnicamente, mas como pessoas”, destaca o maestro Ricardo Michelino, idealizador do Projeto Retreta.
De acordo com a Secretaria de Cultura, as inscrições estarão disponíveis nos períodos da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h às 17h), na sede do Projeto Retreta, localizada na Rua São Sebastião, S/N, próximo ao Centro Cultural Tom Jobim.
Para cada curso, será pedido (facultativo) o valor de R$ 20, pago no ato da matrícula ou rematrícula. Caso as vagas sejam preenchidas, será aberta uma lista de espera.
Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG (ou Certidão de Nascimento para quem não possui RG); CPF; e Comprovante de residência.
O PROJETO RETRETA
O Projeto Retreta oferece aulas de musicalização, instrumentos variados e canto coral, ministradas por professores capacitados. O aprendizado é gratuito e acessível a todos, independentemente de conhecimento prévio de música ou testes seletivos.
“Temos orgulho de apoiar iniciativas que despertam talentos e proporcionam novas perspectivas para nossa população. O Retreta é um patrimônio de Artur Nogueira”, afirma o prefeito Lucas Sia (PL).
Fundado em 2010, o Projeto tem transformado vidas por meio da música, atendendo milhares de alunos gratuitamente em escolas municipais e estadual, na Praça CEU das Artes, e na sede do projeto.


