Na noite desta segunda-feira (17), na Câmara Municipal, aconteceu a votação do Projeto de Lei n.º 001/2020, de autoria do Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo a conceder premiação na forma desta Lei e dá outras providências”. O valor da premiação será de R$28.400, para o Concurso Rei Momo, Rainha e Princesa; Banda Louca e Bloco da Vaca.
Um dos maiores defensores do carnaval em Artur Nogueira, Lucas Sia (PSD) fez uma longa explanação sobre o seu voto a favor da premiação do Carnartur. “Não poderia deixar de manifestar meu voto, sei que foi muito difícil, conversei com algumas pessoas essa semana, foi mais discutido nesta casa a questão do carnaval e me colocou em reflexão em determinado momento na sessão passada. O Edésio trouxe aqui algumas questões que me fez pensar. Sempre a gente tem diversas Secretarias, Ministérios a nível nacional e sempre a cultura e o esporte pagam o pato. Penso que não é assim que as coisas deveriam acontecer, cada Secretaria tem que conseguir administrar bem os seus próprios recursos, muitas vezes a questão da saúde do nosso município que não está sendo tão bem administrada desta forma, porque às vezes não adianta colocarmos dinheiro em um lugar que não tem fim e além de tudo, vão ter os mesmos problemas. Quando parei para pensar no meu voto, pensei nos três votos que dei nos anos anteriores, pensei que realmente é um gasto excessivo, onde precisamos rever esta questão.
O parlamentar do PSD lembrou que o Carnaval de Artur Nogueira recebe muitos turistas nesse período é tradicional na Região e no Estado. “Quando fazia faculdade fora da cidade, a gente jogava em cidades vizinhas e no carnaval a gente recebe muitas pessoas da região, pessoas com mais de duas horas de distância. Nós movimentamos a economia da cidade, colocamos Artur Nogueira no mapa do Estado, sei que as horas extras pagas são para funcionários que vão movimentar a economia da cidade. Só que, concordo com o que foi dito, respeito o posicionamento do professor Adalberto e entendo os dois vereadores que mudaram seus votos hoje. Porque eu entendo, o nosso carnaval é tão tradicional, o Bloco da Vaca é o segundo mais histórico do país, que facilmente uma gestão poderia conseguir um patrocínio e bancar todos esses gastos”.
Lucas Sia também parabenizou o Bloco que irá homenagear a Cissa, que é um dos símbolos do Carnaval do Berço da Amizade. “Penso que nas próximas gestões a gente poderia começar a pensar em um patrocínio, igual um rodeio que uma marca de cerveja fecha o rodeio, vai ser melhor para os Blocos, como não será dinheiro público, não terá Tribunal de Contas para fazer apontamento e que fique mais uma vez este alerta, para 2021, olha a responsabilidade que estou jogando para o próximo prefeito, se não acontecer a reeleição do atual, vai ficar muito em cima. Porque ganha a eleição em outubro, fevereiro, tem que fazer o carnaval, mas, que em 2022 a gente consiga um patrocínio que banque essa festa. Penso que aqui ficará este apontamento, nós precisamos manter a cultura, vejo que não ter o carnaval de Artur Nogueira fere a minha história, que fui nascido e criado aqui, que ia desde pequeno com a minha mãe, que via a vaca e que por tantos anos têm inúmeras histórias da Banda Loca. Isso é história da nossa cidade, a gente precisa preservar a questão cultural. Esse ano tem um grupo em especial, que fez um tema incrível, que foi o Shanas em relação à Cissa, olha como o carnaval é inclusão, educação, é questão de respeito, uma figura que simboliza o carnaval municipal. O símbolo do carnaval de Artur Nogueira é a Cissa, todas as administrações deveriam pensar em um título para ela. Cultura também é crítica social, inclusão e educação, com essa crítica social a gente consegue respeitar o próximo”.
Para quem não conhece, Cissa Aparecida Martins foi a primeira Transexual de Artur Nogueira a alterar seu nome oficialmente. Lucas Sia fez parte deste processo de ajuda a Cissa para alterar seu nome, que aconteceu no dia 26 de outubro de 2018.
Para finalizar, Lucas enfatizou que com uma futura verba privada, poderia antecipar a premiação aos Blocos e incentivar a cultura do município. “Sobre a premiação ser de patrocínio, tenho certeza que mesmo com a verba aprovada, os grupos vão fazer muito bem proveito deste patrocínio e que a gente consiga motivar a cultura de uma forma no nosso município para termos mais Blocos. Nós já tivemos seis, setes Blocos, às vezes ter menos Blocos e a administração utilizar um pouco mais de incentivo, que a gente sente com o auditor do Tribunal de Contas, antecipe, se a premiação de tal parte já vai vencer, mesmo que fique em último, que de uma parte da premiação antecipada e o restante posteriormente. A gente precisa voltar a fazer isso para que a cultura tenha incentivo, ou se for uma verba privada, pode adiantar a parte do prêmio e levar o carnaval vai levar o nome. Tenho certeza que este é um dos cinco melhores carnavais do Estado, o melhor da região e se for privado, terá tudo para ser um sucesso maior ainda. Como o Cristiano também disse, essa é uma preocupação de todos os pais, a gente sabe que acaba acontecendo acidente. O carnaval aqui com certeza é mais seguro”.