As queixas mais frequentes para a procura por avaliação neuropsicológica são: questões de aprendizagem e comportamentos; dificuldades sociais e problemas de controle emocional; e síndromes ou problema genético que afetam o cérebro. O diagnóstico preciso se mostra fundamental para a elaboração de um plano interventivo de ação focada nas necessidades do indivíduo, porquanto identificado precocemente determinado transtorno, se abre a possibilidade do trabalho em seu estágio inicial, proporcionando mais chances de sucesso no respectivo tratamento. A partir daí e quando necessário, será realizado o encaminhamento para os demais profissionais, com a elaboração do programa de reabilitação interventiva neuropsicológica mais adequada para cada caso.
Vale ressaltar que a psicologia vem complementar este processo, oferecendo diversas formas de intervenção, desde o desenvolvimento de projetos, ludoterapia, caixa de areia, arterapia, entre outras técnicas que irão priorizar o desenvolvimento das habilidades necessárias ao pleno desempenho da criança tanto na escola quanto na sua vida pregressa.
Além das sessões interventivas realizadas em consultório, visando especificamente ampliar as habilidades cognitivas e emocionais apontadas a partir do resultado da avaliação neuropsicológica, deve-se incluir necessariamente um acompanhamento escolar, objetivando o fornecimento de técnicas adequadas para o perfil de aprendizado do paciente em questão.
Portanto, diante dos primeiros sinais de dificuldade escolar ou comportamental de seu filho, não hesite em procurar ajuda, pois o quanto antes diagnosticada a causa e iniciada sua intervenção terapêutica, melhores resultados serão alcançados para o futuro do paciente.
Sinais de Alerta:
- Baixo desempenho na escola;
- Não consegue aprender conteúdos básicos;
- Apresenta desempenho médio, mas realiza um esforço extraordinário;
- Faz as atividades escolares com lentidão acentuada;
- Têm dificuldades quando as exigências em torno da compreensão de leitura aumentam;
- Enrola ao máximo para começar a fazer a lição de casa;
- Faz lições com pressa, deixando-as incompletas;
- Auxílio extra não trazem a pronta melhora;
- Frequentemente reclama de cansaço, dor de estômago e outros incômodos para não ir à escola;
- Reclamações gerais sobre a escola;
- Queixas de que as lições são muito difíceis ou que as aulas são entediantes;
- Alterações de comportamento e também no seu humor;
- Repentinos problemas como medo, raiva ou ansiedade excessiva; e perda de confiança e de autoestima;
A avaliação neuropsicológica veio para auxiliar o trabalho de outros profissionais na identificação das dificuldades no processo de aprendizagem e dos transtornos neurofuncionais, como Dislexia; Disortografia; Disgrafia, Discalculia; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD); Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e de alterações comportamentais, assim como ainda de dificuldades das habilidades cognitivas, déficit cognitivo e transtornos de personalidade.
Fonte: https://rsaude.com.br/materia/por-que-fazer-uma-avaliacao-neuropsicologica