A Kick Sauber finalizou seus planos para 2025 com a contratação de Gabriel Bortoleto.
O brasileiro fará parceria com Nico Hulkenberg na equipe e é o quarto piloto confirmado que se preparará para sua primeira campanha em tempo integral na F1, ao lado de Oliver Bearman (Haas), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) e Jack Doohan (Alpine). Mas quem é o mais recente jovem carregador a ingressar na rede?
Nome: Gabriel Bortoleto
Data da Nascimento: 14 de outubro de 2004 (20 anos)
Local de nascimento: São Paulo, Brasil
Altura: 184cm
Destaques da Carreira: Campeão da Fórmula 3 em 2023, líder de pontos da Fórmula 2 em 2024.
Apoiado por uma empresa de gestão ligada a Fernando Alonso, Bortoleto tem desfrutado de uma rápida ascensão na hierarquia júnior do automobilismo nos últimos anos, com suas duas temporadas mais recentes impulsionando-o para uma vaga na F1.
Fazendo sua estreia nos monopostos na F4 italiana em 2020, o quinto lugar geral trouxe a promoção ao Campeonato Europeu Regional de Fórmula em 2021, onde passou dois anos consecutivos.
No entanto, foi na temporada de 2023 na Fórmula 3 da FIA que Bortoleto realmente chamou a atenção. Ele conquistou o campeonato de pilotos como novato ao realizar uma temporada dominante com o Trident.
A consistência ao longo do ano formou a base para o seu esforço na conquista do título, depois de ter começado o ano com vitórias consecutivas em Feature Race em Sakhir e Melbourne para se estabelecer na frente como líder do campeonato.
Desse ponto em diante, ele nunca perdeu a liderança inicial, perdendo pontos apenas duas vezes nas 14 corridas restantes a caminho do título. Ele garantiu matematicamente a coroa de 2023 antes das duas últimas corridas em Monza.
O novato Bortoleto lidera a Fórmula 2
Isso lhe rendeu uma promoção imediata à Fórmula 2 com a Invicta Racing em 2024, e atualmente ele lidera o campo como líder do campeonato nas duas últimas rodadas da temporada de F2.
Com duas vitórias em corridas e cinco pódios no total em 2024, Bortoleto agora pretende se juntar a nomes como Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri na conquista de títulos consecutivos na F3/GP3 e F2 a caminho da Fórmula 1.
A impressionante campanha de Bortoleto na F3 atraiu a atenção do paddock da F1, e ele foi contratado pela McLaren antes de 2024 para se juntar ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe. Ao longo deste ano, o brasileiro passou por Woking e realizou trabalhos de simulador com a equipe.
No entanto, à medida que os rumores continuavam a circular no mercado de pilotos em torno do assento vago da Sauber, Bortoleto emergiu como um sério candidato na equipe suíça.
Como Bortoleto, apoiado pela McLaren, conseguiu um lugar na Sauber
Após o retorno da F1 das férias de verão, Bortoleto foi nomeado como potencial companheiro de equipe de Hulkenberg, apesar de Valtteri Bottas ser o favorito para prolongar seu tempo com eles.
O interesse da Sauber em contratar Bortoleto parecia depender da capacidade de garantir seus serviços a longo prazo, e não de qualquer acordo de empréstimo da McLaren.
Antes do Grande Prêmio de São Paulo, essa confirmação parecia ter chegado. O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, revelou que a equipe britânica não impediria Bortoleto de chegar à F1 se surgisse uma oportunidade com outra equipe.
Max Verstappen também deu sua opinião depois de ser questionado antes do fim de semana de corrida no Brasil quem ele escolheria para o lugar vago da Sauber. Ele apontou o líder do campeonato de F2 como seu piloto preferido para a Sauber, enquanto Oscar Piastri, da McLaren, também prestou homenagem ao desempenho do brasileiro.
O australiano refletiu sobre suas passagens pela F2 e F3 em comparação com Bortoleto, acrescentando que ele também achava que o paulista merecia uma promoção na F1 em 2025, em vez de passar por um período de espera à margem.
Com a Invicta, Bortoleto continuou a impressionar após sua campanha pela conquista do título de F3 e, depois de um início complicado na F2, vem se fortalecendo cada vez mais.
Ele apresentou um nível de consistência que os rivais têm lutado para igualar, não conseguindo marcar pontos apenas duas vezes desde a quarta rodada em Ímola, uma fase que lembra sua corrida ao título de F3.
A sua última vitória na Monza Feature Race destaca-se como a mais extraordinária, ao passar do P22 e último da grelha para o degrau mais alto, assumindo a liderança do campeonato no processo.
Com duas rodadas restantes na F2, Bortoleto tem uma vantagem de 4,5 pontos sobre o piloto da Red Bull Junior Team e rival pelo título, Isack Hadjar.
A dupla parece pronta para lutar até a rodada final em Abu Dhabi pela coroa de 2024.