Pesquisar
Close this search box.

Reflexos da greve dos caminhoneiros em Artur Nogueira

O município está em estado de emergência; Diversos setores foram atingidos pela greve.

Por: Correio Nogueirense
29/05/2018

A greve dos caminhoneiros que começou na segunda-feira (21), chega ao seu 9º dia de paralisação. Já atingiu cerca de 22 estados e o Distrito Federal. Os movimentos são relacionados ao aumento do diesel.

As principais reivindicações dos caminhoneiros, se refere a redução da carga tributária sobre o diesel. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só nos últimos 12 meses, o preço da bomba do diesel subiu 15,9%. O valor está bem acima da inflação acumulada em 12 meses, que é de 2,76%.

Com a paralisação dos caminhões alguns setores são atingidos, pois deles provem o abastecimento. Em Artur Nogueira, alguns locais já refletem com a falta.

Na última quarta-feira (23), filas foram formadas nos postos de combustíveis da cidade, pois só tinham previsão de abastecimento até quinta-feira (24). Ainda na quinta alguns postos tiveram que encerrar seus serviços por falta de combustível, permanecendo fechados até o momento.

O setor de transporte público também foi afetado pela falta de combustíveis na região e no município. As linhas que rodam dentro da cidade foram alteradas ainda na quinta-feira (24), e devem permanecer assim até a normalização da paralisação.

As linhas que fazem percursos para outras cidades como Campinas (SP), Holambra (SP), Engenheiro Coelho (SP) também foram modificadas.

Outro setor que foi atingido pela falta de entregas no município e na região, é o gás de cozinha, desde sexta-feira (25), não é possível adquirir botijões para a compra. E a situação segue sem previsão para normalização.

As aulas das escolas municipais de Artur Nogueira também foram suspensas por decorrência da paralisação dos caminhoneiros. hoje (29) e amanhã (30), as escola não estarão abertas.

Além dos setores citados acima, hospitais, coleta de lixos, distribuição de alimentos têm sentindo reflexos da paralisação. Sem data para regularização da situação, a Prefeitura de Artur Nogueira decretou estado de alerta para o município na sexta-feira (25), segundo a administração da cidade, os recursos que ainda tem na cidade serão usados de forma inteligente.

Desta forma, será priorizado o abastecimento de ambulâncias, viaturas de segurança, veículos para recolhimento de resíduos sólidos, de transportes escolares e públicos da cidade.

Ainda não há previsão de quando voltará ao normal.

Comentários

Veja também