A cidade de Campinas registrou um total de 13 mortes por gripe no município, na última sexta-feira (24). Segundo a Vigilância Epidemiológica, durante a campanha de vacinação, foram imunizadas 222,5 mil pessoas de grupos prioritários contra a doença. O índice indica 86% no público alvo. Do início do ano até este mês já foram confirmados 132 casos de influenza.
No mês passado, na Região Metropolitana de Campinas foram registradas 12 mortes por gripe. Sendo 3 em Sumaré, 2 em Limeira, 3 em Campinas e uma em Mogi Guaçu, Piracicaba, Estiva Gerbi e Valinhos.
Do total de 13 mortes em Campinas este ano, seis foram confirmados por H3N2 e seis por H1N1 (Gripe Suína). Segundo registros os pacientes tinham riscos e não haviam tomado a vacina como prevenção.
Em Artur Nogueira foi realizada a campanha para vacinação contra gripe em junho deste ano, a fim de imunizar a população contra a influenza e diminuir o número de internações e mortes na região.
Há algumas medidas que podem ajudar na prevenção da doença como: fazer frequente higienização das mãos, utilizar lenço descartável, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, manter ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal, adotar hábitos saudáveis e orientar afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre.