Pesquisar
Close this search box.

Representantes dos professores fazem live para anunciar Comissão temporária dos educadores

A live, feita por duas professoras que estiveram como representantes na reunião com a Secretária de Educação, também falaram sobre cada passo que será feito por essa comissão.

Por: Correio Nogueirense
20/03/2020

Em virtude das recomendações para que não haja aglomerações no momento, a reunião dos professores marcada para segunda-feira dia (16) aconteceu virtualmente, a saída que as professoras encontraram para se reunir e conversar sobre os assuntos pendentes foram fazer uma, live em um grupo do Facebook.

Na última quarta-feira (11), aconteceu a reunião entre os representantes dos professores e a Secretária de Educação, Elaine Vicensotti, para que fossem discutidos o reajuste salarial dos professores da rede municipal. A reunião acabou com a Secretária de Educação dizendo que não seria possível pagar o reajuste por divergências econômicas que o município vive.

Nesta última segunda-feira (16), as professoras Tatiane Gibertoni Sia e Wanderly Lessa de Araújo fizeram um grupo de Facebook com os professores e às 18h30 desde dia fizeram uma, live neste grupo para expor o ponto de vista da Secretaria de Educação aos demais professores da rede que não puderam estar presentes, pois apenas um representante de cada unidade escolar participou da reunião. Em um dos pontos importantes da live, ficou decidido que os professores formarão uma comissão temporária, que vai representar a classe e posteriormente uma votação entre chapas para que esta comissão se torne uma associação.

Para as educadoras, este é um momento único na história da educação do nosso município, pois nunca foi visto esta união dos professores e esta organização. A intenção em ter uma Comissão vai muito além da luta pelo reajuste, é uma organização para que os professores possam buscar a garantia dos direitos dos professores, dos alunos e o bom desenvolvimento da educação.

“Primeiramente, quando fomos recebidos na reunião com as representantes da Secretaria da Educação, já fomos reconhecidos como representantes. Por isso, após consultarmos a assessoria jurídica, nós resolvemos fazer uma Comissão de Professores, para que fique mais claro para ver quem está pedindo explicações. Não sou eu ou outro professor, será a Comissão. Então, primeiro precisamos fazer essa Comissão, na qual ela terá que evoluir, precisamos resolver isso rapidamente. Porém, precisamos virar uma associação”, declarou Tatiane Gibertoni Sia.

Wanderly Lessa, também presente na live, explicou sobre as atribuições da Comissão e da Associação: “A Comissão pode fazer algumas coisas, mas para ela ter um respaldo mais eficaz e mais organizado em questões jurídicas, deve virar uma associação. Enquanto Comissão, nós podemos fazer alguns requerimentos, solicitar algumas informações, mas futuramente a Associação tem que estar formada para poder ter um domínio próprio, seguir de forma mais independente”.

Na live foi mostrado e falado quais pontos essa Comissão pretende discutir para ajudar os professores. Confira os pontos abaixo.

Comissão dos Professores:

1 — Com o intuito de formar uma associação legalizada e legítima
2-Com o objetivo de garantir os direitos dos professores, dos alunos e o bom desenvolvimento da educação
3-Respaldo jurídico – buscar a garantia do ato de se manifestar, a obrigatoriedade de resposta da prefeitura
4-Liberdade para expressão as opiniões
5-Participação com relação às aquisições de equipamentos, recursos, entre outros materiais, para implementação de projetos direcionados à educação do município e custeados com recursos municipais, estatuais e federais;
6-Organizar reuniões para discutir as necessidades dos professores e da educação em nosso município
7-Imparcial e apartidária, se renova e não fica a mercê de nenhum governo

A Comissão será composta por um presidente, um vice, dois secretários e 20 membros conselheiros.

Ao passo que os professores vão organizando chapas para a futura votação da Associação, a Comissão Temporária eleita pelo grupo por meio de WhatssApp irá tomar algumas providências, tais como: comunicar a Secretaria de Educação sobre a formação da Comissão e quem são os membros, solicitar o levamento de gastos na educação, do FUNDEB e os 25%, incluindo gastos com equipamentos, projetos e folha de pagamento, fazer uma reunião com o poder legislativo e expor o nosso ponto de vista sobre o reajuste, bem como as implicações judiciais do não pagamento, iniciar uma campanha nas redes sociais manifestando o apoio da população ao reajuste salarial dos professores, criar uma página no Facebook para divulgar as informações, notícias, atas de reuniões e outras publicações pertinentes.

Após passar todos estes pontos, a representante Tatiane Gibertoni Sia falou dessa união entre os profissionais e da importância do engajamento dos professores para que as coisas deem certo. “Temos um grupo no WhatsApp, queremos que todos falem, opinem sobre as ideias, se não concordarem também queremos que vocês opinem para melhorar. Quero que todos fiquem a vontade, vamos conversando, ter um diálogo, somos professores, temos que ter esse diálogo. Essa é uma situação que não podemos mais perder, essa é uma organização da nossa classe que é muito desvalorizada. Então, vamos nos mostrar unidos. Essa não é uma revolução, mas queremos ter o poder de opinar sobre o que vai acontecer e mudar na nossa classe. Se for mudar alguma coisa, nós queremos estar lá para poder dar a nossa opinião. Ao criarmos essa Comissão, vocês terão de quem cobrar depois, então, vamos nos unir e procurarmos o melhor para nossa profissão”.

Caso você queira conferir toda a live, feita pelos representantes, confira abaixo. A live já chegou a mais de sete mil visualizações.

https://www.facebook.com/109067184054597/videos/206536210688106/?vh=e&d=n

Comentários

Veja também