Pesquisar
Close this search box.

Resultado de exame confirma que morte suspeita foi por Covid-19 em Americana

A morte estava sendo tratada como suspeita até agora, quando o exame confirmou a causa como sendo por coronavírus.

Por: Correio Nogueirense
03/04/2020
Foto: Prefeitura de Americana

A Prefeitura de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que recebeu, nesta sexta-feira (3), o resultado positivo para Covid-19 do exame realizado no senhor de 64 anos, que faleceu no dia 27 de março em hospital particular do município. A morte estava sendo tratada como suspeita até agora, quando o exame confirmou a causa como sendo por coronavírus.

Com esse resultado, o município possui quatro casos confirmados de Covid-19; 38 casos suspeitos aguardando resultados de exames, sendo 9 internados em hospitais, 14 em isolamento domiciliar e 15 que já cumpriram isolamento domiciliar (14 dias). “Todos os pacientes que têm exames coletados e são casos de isolamento domiciliar são orientados a cumprir a quarentena. Após esse período, se os sintomas persistirem, devem procurar um médico, se não tiver mais sintomas, podem voltar à rotina”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel. Além disso, já foram descartados 10 casos suspeitos após realização de exames.

Histórico

O morador de Americana que faleceu por Covid-19 começou a ter sintomas no dia 13 de março, procurou por assistência médica de um hospital particular, no dia 23 de março, quando foi diagnosticado com pneumonia bacteriana. Recebeu prescrição de antibiótico e foi liberado para tratamento em casa. Após três dias, a febre tinha passado, mas a falta de ar e cansaço continuaram. Com a piora do quadro na madrugada do dia 27 de março, foi internado às 1h30 e encaminhado para UTI com dificuldades respiratórias. O paciente teve agravamento do quadro e veio a óbito por volta das 12h30. Ressalta-se que o exame para coronavírus foi feito assim que o paciente deu entrada para internação e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz.

O paciente estava entre os grupos com maior risco da doença, por ter mais de 60 anos, ser cardiopata e diabético. Além disso, teve contato com um paciente confirmado do município de São Paulo.

Prevenção

A prefeitura de Americana recomenda a todos que continuem a adotar todas as medidas para prevenção do coronavírus e que monitorem possíveis sintomas da doença. Em caso de dificuldade para respirar, acompanhado por febre e tosse, o paciente deve procurar assistência médica e evitar contato com outras pessoas.

A prefeitura destaca ainda que possui estrutura para o atendimento de pacientes em estado grave e que vem, por meio do seu comitê de crise, monitorando a situação do município e tomando medidas mitigatórias para evitar o contágio desenfreado da doença.

 

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado