Uma bola, uma equipe de jogadores e as traves, isso faz qualquer espaço se tornar um local abençoado pelos deuses do futebol. Apesar da influência significativa que o futebol tem na cultura brasileira, a figura da mulher sofre preconceitos desde o princípio. Houve uma época que o futebol feminino era exibido em circos como atrações curiosas, parece até brincadeira, não é?
A prática do futebol feminino sempre teve muitas dificuldades no Brasil. Existem várias questões que explicam o preconceito, e os aspectos culturais de uma sociedade são fundamentais para o número pequeno de escolinhas focadas no futebol feminino. A presença feminina no futebol ainda busca uma afirmação no país do futebol. A maior dificuldade é tentar driblar o machismo, que é tão predominante na cultura brasileira.
Artur Nogueira tem um time forte de futebol feminino: as Poderosas F.C. de Artur Nogueira, elas participaram de diversos campeonatos em 2017 e mostraram que não são só os homens que entendem do assunto futebol.
A entrevista no Correio Nogueirense hoje traz uma “diva” do futebol de Artur Nogueira, Roberta Cristina C. de Brito que compõe a bela equipe das Poderosas F.C. de Artur Nogueira e também faz parte da comissão técnica do time.
Correio Nogueirense – Como começou seu envolvimento com o futebol e consequentemente com as Poderosas de Artur?
Roberta Cristina – Tudo começou através do campeonato COPA SACILLOTO que é um campeonato que ocorre todo ano no bairro Sacilloto, este campeonato está na 4° edição e é organizado pelo Lucas Mariano e seus amigos. Lá que eu tive um envolvimento maior com o futebol.
Correio Nogueirense – Esse ano as Poderosas participaram de muitas competições no estado. Qual o balanço que você faz do time em 2017?
Roberta Cristina – Produtivo, pois dentro de um ano a equipe conseguiu vários títulos, ganhamos muita visibilidade também. Com isso a equipe não pára, sempre estamos em busca de melhorias.
Correio Nogueirense – Em sua opinião, quais são os principais motivos que fazem o futsal feminino ainda não ter decolado em Artur Nogueira?
Roberta Cristina – Não só em Artur Nogueira, mas como em todo o mundo o Futebol Feminino não tem a mesma visibilidade igual o masculino e é exatamente isso que atrapalha. A falta de valorização. E ainda existe muito preconceito envolvido nisso.
Correio Nogueirense – Qual a importância do apoio dos nogueirenses para as Poderosas?
Roberta Cristina – O Apoio é totalmente importante não só para o time PODEROSAS, mas sim para todos os times da cidade. O esporte tem que ser valorizado pela população.
Correio Nogueirense – Mesmo com a desvalorização e os desafios do esporte. O que te faz continuar?
Roberta Cristina – O Amor que tenho pelo esporte e principalmente a paixão pelo Futebol Feminino.
Correio Nogueirense – Deixe um recado para os admiradores do futebol feminino.
Roberta Cristina – Um recado para todos que admiram o futebol feminino é que eles continuem com essa admiração, pois nós mulheres precisamos de muito mais apoio nesse esporte.