Pesquisar
Close this search box.

SAEAN se pronuncia sobre a falta de água em grande parte de Artur Nogueira

“A SAEAN precisa do apoio da população para evitar esse consumo excessivo de água, principalmente nos finais de semana. Utilize a água adequadamente, sem desperdício”, declarou o superintendente da Autarquia, Rodrigo Garcia.

Por: Correio Nogueirense
29/10/2019

Na tarde desta terça-feira (29), a SAEAN publicou um vídeo, fazendo um pronunciamento oficial para toda a população, sobre os problemas que vem acontecendo pela falta de água em alguns bairros do município. Quem se pronunciou foi Rodrigo Garcia, superintendente da SAEAN, o Diretor de Serviços, Luis Gustavo e o chefe de manutenção da SAEAN, Gilson Strassa, que é concursado para o cargo.

Como publicamos mais cedo, os vereadores Rodrigo de Faveri (PTB) e Davi Fernandes (DEM) se pronunciaram sobre essa falta de água nos últimos finais de semana, após começar um novo processo de concessão da SAEAN, e começar a tramitar na Câmara a iniciativa popular contra a concessão.

Luis Gustavo, Diretor de Serviços, explica melhor toda a situação da falta de água que aconteceu no último final de semana e que gerou reclamações. “Neste final de semana, foi bem atípico do que acontece normalmente, foram diversos fatores que ocasionaram quase toda a população de Artur Nogueira a sentir esse problema na pele. Tivemos diversos problemas desde a chuva que foi muito forte, parada de energia elétrica, a forte chuva levou sujeira na captação, que gerou problema no tratamento. Então, foi uma série de problemas que ocasionou a falta de água para a população da cidade. Nosso corpo técnico ficou todo tempo em cima, em busca da solução do problema, mas não são problemas simples de se resolver. Muita das vezes não dependia só da gente, como a falta de energia elétrica, foi a Eletro que teve que resolver e isso aconteceu nas três captações, tanto no Cotrins, Poquinha e no Balneário. Então, praticamente nós tivemos nossas fontes de água sem ter como ser utilizado, coisa que não dependia só da gente para resolver”.

Gilson Strassa, Chefe da Manutenção da SAEAN, explicou melhor como todos os problemas explicados por Luis Gustavo, afetaram na distribuição da água para o município. “A falta de água foi gerada por diversos aspectos diferentes, o excesso de consumo também, com o calor muito forte, aconteceu um consumo exagerado. O mais agravante mesmo foi o problema na ETA II, que se deu na tarde desta segunda-feira, 28 e ainda não 100% resolvido. Estamos correndo atrás de resolver, entramos em contato com o fabricante dos equipamentos. O mais provável, devido à chuva, todo o lixo colocado indevidamente ao lado dos riachos que formam a represa e pelo fato da represa estar em um nível baixo, não está vertendo água, ou seja, a bomba submersa ela trabalha dentro de um poço falso, para não ficar em contato direto com a represa, para proteger a bomba e esse poço falso ele tem algumas telas de proteção. A nossa suspeita é que essas telas estão sendo obstruídas por essa sujeira que decantou na barragem. Essa é a mais fácil de resolver no momento, porque não precisaria mexer nos equipamentos”.

O chefe da manutenção, ainda explicou que a represa tem passado por alguns problemas, mas que tem sido resolvido aos poucos. “Como a represa baixou bastante, as nossas bombas precisam de uma pressão de coluna de água para trabalhar de forma adequada. Até o momento conseguimos equalizar a entrada e a saída, estamos tendo um resultado positivo, mas não digo que já está resolvido, porque para isso tivemos que fazer uma alteração no bombeamento. A entrada da bomba estava sendo menor que a saída e tem que ser o contrário. Por enquanto conseguimos equalizar o sistema e já estamos tratando a água normalmente, dentro do padrão e da qualidade. Mas o problema ainda não está resolvido, a última chuva decantou justo onde fica o setor de bombeamento e está atrapalhando a sucção das bombas”.

Luis Gustavo também explicou que a população tem exagerado no consumo de água e que isso tem criado problemas. “Um grande problema que a gente tem é o alto consumo durante os finais de semana. Hoje nós temos muitas pessoas que têm o mau hábito de lavar calçadas, lavar carros. Você passa na rua sexta-feira e estão todos lavando o carro para o fim de semana, com isso baixa o nível dos reservatórios e os pontos mais altos da cidade acabam sofrendo com a falta de pressão de água. Mas neste fim de semana, nós tivemos falta de captação de água por falta de energia elétrica, na sexta-feira, a partir das 18h acabou a energia e voltou por volta das 20h. Com duas horas sem capta água na ETA II, representa em torno de 700, 800 mi litros de água sem ser tratadas, ou seja, 800 mil litros de água a menos para distribuir para a população. Pior foi no sábado, que eu fiquei em torno de seis horas sem energia na captação do Balneário, e aproximadamente sete horas e meia sem a captação no Poquinha, justamente por falta de energia. Até os nossos reservatórios se estabilizarem e equalizarmos a distribuição demora. Foi uma série de problemas que ocasionaram a falta de água, por isso é importante a população ajudar economizando água. Apesar de ter chovido no final de semana, foi uma chuva pontual, uma chuva de verão, mesmo não sendo ainda e não suficiente para encher os reservatórios. A represa está a cerca de 1 metro abaixo do nível ideal dela, isso afeta a captação”.

Para finalizar, Rodrigo Garcia fez um pedido especial para a população. “Pedimos para que a população tenha a consciência de economizar água. Estamos em um momento de estiagem, evitar lavar carro, de lavar calçada e todo o tipo de desperdício de água. A SAEAN precisa do apoio da população para evitar esse consumo excessivo de água, principalmente nos finais de semana. Utilize a água adequadamente, sem desperdício”.

Comentários

Veja também