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Saúde da Prefeitura de Nova Odessa adota assistente virtual de confirmação de consultas e exames, o ‘CADU’

Através do CADU, a população pode confirmar agendamentos de consultas no Ambulatório de Especialidades Médicas, além de exames em laboratórios em clínicas externas, por exemplo – sem sair de casa, com toda a comodidade e segurança.

Por: Correio Nogueirense
03/07/2024
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

Com o objetivo de tornar a cidade cada vez mais “conectada” e “inteligente”, a Prefeitura de Nova Odessa adotou mais um serviço de atendimento online voltado a facilitar a vida da população, desta vez na área da Saúde Pública. Trata-se do CADU (Central de Atendimento Digital UniCidades), um assistente virtual digital via WhatsApp que centraliza diversos “balcões” da Rede Municipal de Saúde em um único canal, e vem sendo utilizado de forma experimental há cerca de 1 mês.

O assistente virtual oferece um atendimento eficiente, rápido e acessível para todos os moradores de Nova Odessa. Através do CADU, a população pode confirmar agendamentos de consultas no Ambulatório de Especialidades Médicas, além de exames em laboratórios em clínicas externas, por exemplo – sem sair de casa, com toda a comodidade e segurança.

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação da Rede, Jaqueline Serrano, “esta é mais uma inovação que está sendo oferecida para a população pela gestão do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho)”. “Através deste novo assistente virtual, a população pode confirmar consultas com especialistas ou exames de forma rápida, simples e prática. Essa ação da Secretaria de Saúde tem como objetivo atender a população com mais qualidade e humanização”, explicou a assistente social.

“Com o CADU, a população pode confirmar suas consultas médicas a qualquer hora e de qualquer lugar, utilizando um computador, tablet ou smartphone. O sistema proporciona redução do tempo de espera e maior agilidade no atendimento, automatizando processos e utilizando tecnologias avançadas para otimizar os encaixes em caso de desistências e ausências”, acrescentou a secretária de Saúde de Nova Odessa, Adriana Welsch.

COMO FUNCIONADA O CADU?

Segundo Jaqueline, “o sistema é simples, rápido e prático”. “Ao realizar o cadastro e o agendamento pelo aplicativo, o paciente pode confirmar, cancelar ou reagendar via WhatsApp, gerando assim uma maior facilidade na comunicação. Outro ponto relevante é no caso da desistência, quando outra pessoa na fila de espera é remanejada automaticamente para a vaga em aberto, utilizando inteligência artificial”, acrescentou.

A implantação do CADU traz inúmeros benefícios para os usuários de Nova Odessa. Um dos principais é a comodidade, pois os pacientes recebem lembretes das suas consultas e podem confirmá-las de forma rápida e simples pelo WhatsApp.

“Isso facilita a organização pessoal e ajuda a evitar esquecimentos. Outro benefício significativo é a efetividade: com a redução das faltas por esquecimento, o atendimento ao munícipe melhora consideravelmente, permitindo que os Serviços de Saúde funcionem de maneira mais eficiente e ágil”, destacou Jaque.

Além disso, a diminuição do absenteísmo (as faltas às consultas) tem um impacto positivo direto no IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). A melhoria na gestão das consultas médicas contribui para que Nova Odessa alcance melhores resultados neste importante indicador, refletindo o compromisso da Prefeitura com a excelência na prestação de serviços públicos.

Durante o primeiro mês de lançamento, o CADU disparou 2.076 mensagens, alcançando um percentual de resposta de 61,37%. Os resultados iniciais mostram uma redução no absenteísmo de 29,98% em maio para 22,02% em junho. A expectativa é ainda mais otimista: reduzir o absenteísmo para 20% em 30 dias, 18% em 60 dias e 15% em 90 dias.

Os contatos para confirmação via telefone são realizados das 8h às 19h através do número 19 2660 1828 e as mensagens via WhatsApp serão enviadas pelo número 0800 591 3551. É extremamente importante que os usuários adicionem ambos os números em suas agendas de contato, por questões de segurança.

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