Pesquisar
Close this search box.

Saúde de Artur Nogueira orienta população sobre inclusão da vacina contra Covid no calendário nacional de imunização

Ministério da Saúde também definiu novas estratégias para vacinação de grupos prioritários.

Por: Correio Nogueirense
19/01/2024

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Vigilância em Saúde (VISA), orienta a população sobre as mudanças do calendário nacional de imunização anunciadas pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra Covid-19 passou a integrar o calendário infantil, destinado à crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, novos protocolos foram estabelecidos para os grupos prioritários.

De acordo com Milena Sia Perin, a responsável técnica da equipe de enfermagem da VISA, a indicação é que os grupos prioritários recebam a dose bivalente da Pfizer de forma anual ou a cada seis meses, dependendo do grupo.

É importante ressaltar que as vacinas contra Covid-19 estão disponíveis na UBS Espaço Mãe e Filho, sob livre demanda, para os grupos mencionados acima.

GRUPOS PRIORITÁRIOS E INTERVALO ENTRE DOSES

Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas de 60 anos ou mais; as imunocomprometidas; e as gestantes e puérperas devem tomar a dose bivalente da Pfizer a cada seis meses.

Os outros grupos prioritários devem receber o imunizante uma vez ao ano. São eles: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; pessoas em situação de rua.

Comentários

Veja também