Pesquisar
Close this search box.

Saúde de Artur Nogueira promove Dia D da vacinação contra a Covid-19

Imunização está acontecendo somente no sistema drive-thru em tenda instalada em frente a UBS Teresinha Vicensotti, até às 12h

Por: Correio Nogueirense
22/05/2021
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Artur Nogueira está realizando, neste sábado (22), um Dia D de vacinação contra a Covid-19 para a aplicação da 1ª dose em todos os grupos que já foram liberados a se vacinar e ainda não compareceram aos postos, tais como pessoas com comorbidades e deficiências de 45 a 59 anos, grávidas com comorbidades e puérperas (até 45 dias após parto), bem como idosos maiores de 60 anos.A

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Aplicação está acontecendo somente no sistema drive-thru, até às 12h, em uma tenda instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. A Secretaria de Saúde do município orienta que, antes da aplicação da dose nas salas de vacina ou no sistema drive-thru, o munícipe realize um pré-cadastro, junto ao site Vacina Já, a fim de acelerar o processo da imunização.

Para comprovar as doenças pré-existentes, será necessário apresentar carta médica e/ou exames e receitas. Serão vacinados somente aqueles que possuem comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

CONFIRA AS COMORBIDADES RECONHECIDAS

– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndrome coronariana
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardopatias
– Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente
– Hipertensão artéria estágio 3
– Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática
HIV

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

O QUE LEVAR?
No dia da vacina, além dos comprovantes das comorbidades, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência, CPF, e, principalmente, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma vez feito, o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

Para receber a imunização, as gestantes precisam apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as mulheres que tiveram parto recente, basta utilizar a declaração de nascimento da criança até 45 dias. Além disso, no caso de gestante, é necessário comprovar a comorbidade. Nas duas situações, a pessoa devem ter acima de 18 anos.

Comentários

Veja também