Pesquisar
Close this search box.

Saúde Mental

Por: Dra. Celina Vallim
28/02/2019

A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental não significa ausência de doenças mentais.
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites, elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.

São capazes de enfrentar os desafios e as alterações da vida no dia-a-dia com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em passar por alguns conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como se adapta seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções.

Apesar de o preconceito ter diminuído em relação a procura de profissionais da área da Saúde Mental, ainda existe algumas pessoas que demonstram uma certa resistência, muitos priorizam o bem-estar físico, esquecendo muitas vezes, de zelar pela saúde da mente. A saúde mental, psicológica e emocional é tão importante quanto à saúde física. Da mesma forma que a pessoa vai ao nutricionista para cuidar da alimentação, no cardiologista para cuidar do coração, deve ir ao Psicólogo, Terapeuta ou Psiquiatra para cuidar também do seu interior, ou melhor, de uns dos órgãos mais importantes “o cérebro”.

Mas então como se cuidar?

A manutenção de uma vida mental saudável inclui a prática de atividades simples que podem parecer complexas no dia a dia. De acordo com ela, é necessário buscar um tempo para si, para aliviar a mente das atividades que desgastam o psicológico todos os dias. “Meditação e psicoterapia são práticas que podem ajudar a sair de um contexto problemático e buscar o autoconhecimento”.

Ter Saúde Mental é…

Estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida e reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Infelizmente Muitas pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida, o que não podemos esquecer que existem profissionais que podem ajudar a enfrentar esses sofrimentos da melhor maneira possível.

Por isso, se você esta passando por algum conflito emocional, procure um profissional na área da saúde mental, o Espaço Psykhé tem diversos profissionais que podem lhe ajudar…

Celina Vallim
Espaço Psykhé
19 3204-2339

Comentários

Veja também