Pesquisar
Close this search box.

Saúde realiza ação para verificação de carteirinha de vacinação nas escolas de Indaiatuba

O foco são crianças até 5 anos de idade com a Tríplice Viral em atraso.

Por: Correio Nogueirense
01/08/2019
Foto: Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica iniciou essa semana um trabalho de verificação de carteirinha de vacinação em todas as escolas de Indaiatuba com alunos de até 5 anos. A ideia é manter em dia a vacina Tríplice Viral que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, nesta ação a vacina é dada in loco caso esteja com alguma dose em falta. A medida foi traçada após dois casos confirmados de sarampo e até o dia 31 de julho são mais sete casos suspeitos em análise.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica se durante a varredura forem verificadas outras vacinas em atraso, a criança será direcionada para a Unidade de Saúde de referência para atualização da carteirinha de vacinação. A secretária de Saúde, Graziela Garcia, ressalta a importância dessa ação.

“Nossa ideia é não deixar o sarampo se espalhar, por isso não medimos esforços em levar a vacina até a população. Todas as Unidades de Saúde estão trabalhando nessa ação e pedimos a colaboração para que levem a carteirinha de vacinação na escola. As equipes de saúde estão agendando diretamente com as escolas, seja municipal ou particular, e as escolas avisam os país o dia em que será feita essa conferência. Com isso conseguimos atualizar não só a tríplice viral, mas outras vacinas também, pois manter a vacinação em dia é de extrema importância para que as doenças não retornem. Nosso objetivo é proporcionar saúde e é isso que estamos fazendo”, explica Graziela.

Na vacinação de rotina a tríplice viral é aplicada da seguinte forma: de 2 a 29 anos são duas doses e de 30 a 59 anos apenas uma dose da vacina comprovada em carteira de vacinação.

CASOS POSITIVOS

O primeiro caso é de um menino de 10 anos, residente no bairro Jardim Paulista II com duas doses da vacina tríplice viral, histórico de viagem recente para São Paulo capital e estudante da E.E Annunziatta Leonilda Virginelli Prado. O segundo caso é uma menina de 1 ano que não frequenta creche e não tem histórico de viagem, é residente no bairro Nova Veneza. A criança apresentou os sintomas em maio e foi atendida em unidade de saúde privada em Salto, a notificação chegou na segunda quinzena de junho por meio de laboratório particular.

COBERTURA VACINAL

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacina atualizada, o Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal da Tríplice viral. Em 2018 Indaiatuba atingiu 94,73%. A falta de vacinação é a principal causa do retorno dos casos de sarampo, por isso a vacina é imprescindível para manter a saúde pública em dia. A vacina Tríplice Viral tem uma eficácia entre 85% e 95%.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado