Pesquisar
Close this search box.

Saxofonista Derico recebe título de cidadão em Artur Nogueira

O título foi entregue pelo parlamentar Zé Pedro Paes (PSD) e pelo maestro Ricardo Michelino durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal.

Por: Correio Nogueirense
10/12/2019

Na última sessão ordinária da câmara dos vereadores de Artur Nogueira deste ano, que aconteceu na noite desta segunda-feira (09), ocorreu à entrega de títulos de cidadão nogueirense para algumas pessoas e entre elas está o músico João Frederico Sciotti, conhecido mais como Derico.

Derico tem 53 anos, é saxofonista, tocou no programa do Jô por vinte e sete anos e hoje tem um programa na EPTV, afiliada da TV Globo, que passa aos sábados a partir das 14h30, com o “Na estrada com Derico”. A atração foi exibida entre os dias 5 e 26 de outubro.

Antes de passar a palavra para o Derico, Zé Pedro Paes (PSD) estava ao lado do maestro Ricardo Michelino, leu todo o currículo do Derico e fez grandes elogios para o saxofonista. “Tenho certeza, que você Derico, é uma inspiração para todos os músicos e é um incentivo muito grande ao projeto, retreta. Quero agradecer do fundo do meu coração pelo tempo que você tirou para estar com a gente hoje, dizer que sou grato por você fazer parte desta história e por me dar este privilégio de entregar este título máximo, que é o de cidadão de Artur Nogueira. Você é um espelho para todos esses alunos presentes aqui, que gostam e pretendem ser bons músicos futuramente. Sei que com uma inspiração dessas, com um professor desses, os caminhos das drogas ficam cada vez mais distante. São pessoas como você, que precisamos ter em nossa sociedade, que leva a alegria e o sorriso no rosto dos pais que acompanham os sonhos dos seus filhos. Desejo do fundo do coração, que essa homenagem eternize no seu coração, porque antes de receber esse título, você já é um cidadão de Artur Nogueira”.

Antes de receber o título de cidadão, Derico proferiu algumas palavras, agradeceu ao reconhecimento e falou da alegria de ter o maestro Ricardo Michelino como amigo. “É uma honra e um privilégio estar aqui essa noite. São poucas as emoções que depois de certo tempo a gente vai vivendo, tive o privilégio de passar algumas emoções na minha vida, como meu casamento, nascimento dos meus filhos e são emoções que guardamos para vida inteira. Têm coisas nessa vida que a gente não espera, esposa a gente corre atrás, filhos a gente espera, mas têm coisas que a gente não corre atrás, elas acontecem e aparecem. Elas sempre são bem-vindas, sempre melhor quando estamos no meio de pessoas queridas, de amigos que encontramos durante a vida e o maestro Ricardo Michelino é um deles. É um irmão que eu tenho, descobri depois de velho que tinha um irmão desse tamanho. Absolutamente todos da orquestra são meus queridos amigos, pessoas que tenho o privilégio de tocar, de dividir o palco e isso não é uma coisa tão fácil de se fazer. Todas às vezes que eu vim, que a gente se encontrou para tocar, sempre tive a generosidade de todos os integrantes da orquestra para comigo”.

Para encerrar, Derico falou das pessoas envolvidas no projeto Retreta, onde o maestro Ricardo Michelino coordena o projeto, elogiou a dedicação de todos e falou do esforço feito dos envolvidos. “Todas as pessoas envolvidas neste projeto, tem que ter em mente que as coisas não acontecem por acaso, é fruto de muito esforço, dedicação e coragem. O maestro Ricardo Michelino é corajoso, um herói, o que ele faz é contra toda e qualquer maré que a gente esteja nadando. Vocês, crianças e adolescentes, têm que ter em mente que não adianta esperar o bonde passar, porque ele só vai passar se você estiver preparado e só vai conseguir subir neste bonde se estiver preparado. Eu me preparei à vida inteira para o bonde chegar, o bonde chegou, estava com os dois pés no chão e segurando forte para me tornar quem eu me tornei hoje. Sempre tive um preparo, não só de estudo, mas um preparo filosófico, psicológico, de caráter, responsabilidade, profissionalismo e temos que ter isso em mente para seguir em frente. Espero que vocês tenham isso em mente, que tenham isso no coração, para que consigam seguir e para ter sucesso no que vier. Se vocês não forem músicos profissionais, forem grandes veterinários, médicos, engenheiros, advogados, artistas, o que for, tenham em mente que precisam estar preparados. Esse preparo vem de estudos, ações, divisão, compreensão, amor, e esses são elementos que faz você se tornar pessoas com um caráter muito positivo e que vão atrair só coisas boas. É com muita alegria que eu recebo esse título de uma cidade que eu me sinto em casa, agradeço imensamente a todos os vereadores e um feliz natal a todos”.

Antes da entrega, Ricardo Michelino também falou sobre este momento especial de fazer parte da entrega do título de cidadão para o Derico. “Aqui em Artur Nogueira, eu também já fui chamado de uma pessoa de fora, até que a Zezé da Saúde, o senhor Ermes Dagrela me entregaram o título de cidadão e fiquei muito feliz. Há muito tempo eu falo com os alunos sempre, que a máxima que podemos praticar se chama gratidão e gratidão custa às vezes custa. Em alguns momentos nós temos momentos de raiva, que estamos chateados e é difícil ser grato, mas na vida inteira temos que ser gratos. Em uma dessas conversas que tive com o Zé Pedro Paes, estávamos falando de gratidão e surgiu o seu nome (Derico). Falei para o Zé Pedro que você gostava da gente de graça, ele arruma horário na agenda, saí da casa dele em momentos que podia estar com a família e vem para Artur Nogueira em uma terça-feira ensaiar com a gente. O músico, no patamar que ele se encontra hoje, raramente vai até um ensaio, principalmente um ensaio não remunerado e com um grupo amador. Você (Derico) é grande por isso, porque quando eu penso na palavra, amador e me vem na cabeça justamente à pessoa que ama. Nós amamos o que fazemos e você passa a ser um amador junto com todos nós. Isso ajuda muito, não foi raro às vezes que eu vi o Derico dar entrevista pelo Brasil, mencionar Artur Nogueira e o projeto retreta de graça. Muito obrigado aos vereadores por este momento e obrigado Derico”, finalizou.

Comentários

Veja também