Pesquisar
Close this search box.

Se não houver candidato a presidência, AIDAN pode fechar suas portas

O local recebe uma verba da prefeitura, o que acaba não sendo o suficiente para cuidar das pessoas idosas.

Por: Correio Nogueirense
14/11/2018

Reunião realizada para mostrar atual situação da Assistência aos Idosos Desamparados de Artur Nogueira (AIDAN) foi feita na noite de ontem (12) na sede da entidade. O presidente Clóvis Sievert não assumirá mais o cargo no próximo ano.

A AIDAN possui 29 funcionários, atende 30 pessoas, e conta com alguns voluntários que colaboram com a execução dos trabalhos realizados.  A nova eleição para compor a nova chapa da presidência ocorrerá no dia 27 deste mês, é necessário haver candidatos para que o grupo continue funcionando normalmente no município. Para montar a diretoria, são necessárias 6 pessoas, entre elas: 1º e 2º presidente, 1º e 2º secretario e 1º e 2º tesoureiro. Depois vem o presidente do conselho.

A reunião foi feita exclusivamente para levar o conhecimento da família ou dos responsáveis pelos internos, a real situação de hoje, porque está próxima a data da votação. De acordo com o presidente Clóvis, caso não haja interessados em ocupar os cargos serão fechadas as portas da entidade.

A AIDAN possui algumas maneiras de adquirir verba, uma delas é com eventos, como o Leilão de Gado, que levanta uma boa renda para o local. A entidade também recebe uma verba da prefeitura, que acaba não sendo o suficiente, pois gastam cerca de R$ 90 mil em despesa mensal. Antigamente havia subvenção municipal, com a nova Lei do terceiro setor, a prefeitura abriu uma espécie de licitação, onde a AIDAN vendeu os serviços para a prefeitura e ela faz esse pagamento, que equivale a 30 salários mínimos. A AIDAN possui um cadastro de espera, pois realizam atendimentos aos idosos da cidade.

O presidente alerta que, no próximo dia 27, será um momento de decisão. Pois se não houver candidatos para concorrer à presidência, a Assistência irá fechar em 2019. Ele irá se retirar do cargo por motivos de saúde, pois com a responsabilidade de presidente, acaba não tendo tempo de se dedicar a saúde.

Dia 27 deve ser feita a assembleia geral, redigindo todas as datas, documentos, preparando os atos da posse e fazendo os registros de pessoa jurídica. Nesse curto espaço de tempo, ninguém poderá assinar nenhum documento. Não é possível movimentar a AIDAN enquanto se faz a transferência. A primeira semana de 2019 foi separada para orientar os procedimentos para a nova posse.

Durante a reunião o Clóvis assegurou que a entidade possui uma boa posição financeira, o grande problema se encontra em quem irá administrar no próximo ano.

Assistência aos Idosos Desamparados de Artur Nogueira possui 41 anos, e espera encontrar um próximo presidente para levar em frente a iniciativa, ajudando muitas pessoas do município.

Comentários

Veja também