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Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação de Indaiatuba destaca mais de 20 mil atendimentos online em 2020

Só no WhatsApp, mais de 13 mil pessoas foram atendidas.

Por: Correio Nogueirense
18/12/2020
Foto: Divulgação/Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação é responsável por toda a assessoria de imprensa da Prefeitura, é ela que cuida da relação entre jornais, revistas, blogs, sites, rádios e TVs. O departamento cuida também da relação entre Vereadores e poder público, recebendo os ofícios, memorandos e indicações para a distribuição entre as secretarias responsáveis por cada demanda. Toda produção de texto, matéria, arte, vídeo, material gráfico para outdoor e divulgação externa é produzida pela RIC, como é abreviada a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação. É também a secretaria que cuida de toda reivindicação que vem da população através do WhatsApp, Facebook, E-Sic, E-mail e 0800, despachando com os setores competentes e finalizando com as respostas corretas. O departamento de fiscalização de taxas e posturas também responde à mesma Secretária, a Dra. Graziela Milani.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Desde 2018 foram respondidas mais 10.300 pessoas que entraram em contato com a Prefeitura, com alguma demanda, através do E-mail ([email protected]), sendo 3.325 apenas em 2020.

O E-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) é um sistema web que centraliza todos os pedidos de informação amparados pela Lei de Acesso a Informação (nº 12.527/2011), que neste ano registrou 202 solicitações, uma alta de 72% em relação a 2019 quando foram registradas 117 demandas.

Através do telefone 0800-770-7702 a população também é atendida, podendo tirar dúvidas, fazer alguma reclamação ou solicitar algum serviço. Desde 2018 foram atendidas no 0800 um total de 10.543 pessoas, sendo 3.461 apenas em 2020.

O Facebook da Prefeitura de Indaiatuba também é uma ferramenta que trouxe muita praticidade no atendimento à população que desde quando foi implantado como meio oficial de comunicação, registrou 3.541 pedidos oficiais.

O WhatsApp é um fenômeno, desde quando foi implantado como plataforma de atendimento à população em 2019 atendeu um total de 16 mil pessoas. Sendo 13 mil apenas este ano. Um aumento significativo de mais de 500% em relação ao ano passado.

ASSUNTOS MAIS BUSCADOS

Em tempos de Covid-19 o acesso à informação é prioridade para sanar as necessidades e suprir os anseios da população. Tendo em vista este aspecto, de todos os atendimentos realizados em 2020 até agora, o assunto COVID-19 foi o mais buscado pela população, tendo como os principais sub-assuntos o acesso ao Decreto, cestas básicas e dúvidas referentes ao funcionamento do comércio.

O segundo assunto mais buscado pela população foi CADASTRO, entre eles o cadastro imobiliário (demanda se deu pelo anúncio em 2020 de 1.624 casas do projeto habitacional Céu Azul), o cadastro único (instrumento de coleta de dados necessária para receber o auxílio emergencial do Governo Federal) e o cadastro MEI (como abrir a sua micro empresa individual).

O 3º assunto mais procurado foi TERRENO, mato alto, entulho, lixos, área verde e queimadas foram os sub-assuntos que derivam do tema principal. Vale lembrar que nos últimos meses a cidade de Indaiatuba passou por um período de estiagem, ou seja, sem chuva, o que faz com que as queimadas nas regiões se intensifiquem e permaneçam no ar. Situação já controlada em dezembro.

A solicitação por troca de lâmpadas e o reparo em fios expostos correspondem ao assunto ILUMINAÇÃO PÚBLICA que ficou com a 4ª posição dos temas mais buscados pela população em 2020 através dos canais de atendimento da Prefeitura de Indaiatuba.

Para fechar os 5 maiores assuntos que a população buscou em 2020 vem o tema: ESCOLA – minha lição, aulas e cesta básica como sub-assuntos, reflexo novamente da Covid-19 no setor educacional.

REDES SOCIAIS

As Redes Sociais tem sido um canal importante na comunicação da Prefeitura, principalmente em tempos onde a Covid-19 propaga, não apenas a doença, mas também medo, incerteza e insegurança.

A página do Facebook da Prefeitura de Indaiatuba conta atualmente com 98.341 seguidores e obteve durante todo ano de 2020 aproximadamente 2 milhões de interações, que envolvem curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens no feed de notícias, também conhecida por linha do tempo. Por falar em comentários, as 884 postagens do Facebook contaram com aproximadamente 135 mil comentários.

Durante 3 meses (15 agosto a 15 de novembro) a Prefeitura teve redes sociais paralelas que falavam apenas sobre a novo Coronavírus, em atendimento à lei eleitoral, que não permitia a abordagem de outros temas – mas que foi importante para informar a população. Como o período eleitoral já se encerrou, as redes já foram retiradas do ar.

O Instagram da Prefeitura (@prefaindaiatuba) conta com mais de 59 mil seguidores e só neste ano foram publicados 2.471 stories com um total aproximado de 10 milhões de interações. 830 posts foram postados com um total de 343 mil interações.

Para o Prefeito Nilson Gaspar (MDB) a comunicação este ano foi peça fundamental no combate ao coronavírus. “Imagina passar por tudo isso sem informação?! Em tempos onde as Fake News tomaram conta da internet, a Prefeitura, através de suas redes sociais e pelos canais de comunicação, se mostrou presente e empenhada para tirar todas as dúvidas dos comerciantes e da população e ajuda-los neste momento tão delicado”.

FISCALIZAÇÃO – TAXAS E POSTURAS

O departamento de taxas e posturas tem por função fiscalizar comércios e indústrias que estejam trabalhando de forma irregular, sem alvará principalmente, terrenos privados que estejam com mato alto, calçadas que estão irregulares, ambulantes entre outros.

Desde 2017 foram emitidas 962 notificações pelo setor de taxas, que fiscaliza as licenças de funcionamento (alvarás) dos estabelecimentos comerciais e industriais, verificando se o mesmo possui ou não a licença para funcionar.  Em 2020, foram 406 notificações, um aumento de 212% em relação ao ano passado. Em 4 anos, foram impostas, pelo mesmo setor já citado, 763 multas pelo não cumprimento das notificações previamente anunciadas.

O departamento de posturas, que cuida da parte da manutenção dos imóveis: limpeza, muro, calçada, entulho entre outros, emitiu, nos últimos 4 anos 30.989 notificações, destas foram atendidas 16.620 no mesmo período. A partir do momento que não houver o atendimento destas notificações, o departamento de posturas gera as autuações, que em 2020 somaram 1.336 multas e em 4 anos 10.882.

O departamento de taxas e posturas ainda acompanha o desenrolar dessas notificações e autuações, para garantir que os citados estejam realmente seguindo a lei. Foram feitas em 4 anos 75.126 vistorias, destas 14.554 apenas em 2020.

ORIENTAÇÃO COVID-19

Devido a Pandemia do Novo Coronavírus, diversas secretarias e departamentos fizeram juntos, uma ação coletiva de orientação nos comércios da cidade e nos pontos de maior fluxo de pessoas. Estiveram presentes os departamentos de fiscalização Taxas e Posturas, vigilância sanitária, meio ambiente, além da Guarda Cívil que acompanhou toda a movimentação. Foram emitidas em 2020, 220 notificações pelo departamento de taxas e posturas à estabelecimentos comerciais que não estavam em acordo com o decreto estadual, principalmente nas fases de flexibilização do Plano São Paulo.

Para a Secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani, o maior desafio do seu departamento em 2020 foi fiscalizar os comércios pensando sempre em não prejudicar o comerciante. “Está sendo muito difícil achar um meio termo entre prevenção à doença e a recuperação econômica. Os comerciantes de Indaiatuba tem sido muito pacientes e colaborativos, mas algumas ações são impostas pelo governo estadual, o que não nos deixa escolha quando é necessário agir. Espero o mais rápido que a vacina saia e que essa situação toda passe, para que a gente tenha um 2021 diferente e próspero.”

ASSESSORIA DE IMPRENSA

A Secretaria de Relações Institucionais conta com profissionais da área do jornalismo que escrevem matérias, publicando no site da Prefeitura e redes sociais. Através do e-mail ([email protected]) os profissionais encaminham as notícias para todas as redações dos órgãos de imprensa de Indaiatuba e região para que, se assim entenderem que devem, publiquem em seus veículos.

Até o fechamento desta matéria foram escritas 966 produções jornalísticas, 65 a mais que em 2019, fato também atribuído ao Covid-19, que até hoje (14/12) somaram 236 notas oficiais. Se fossem divididos os números de releases pelo número de dias que já se passaram em 2020, teríamos uma média de quase 3 notícias por dia, considerando sábados e domingos, inclusive.

A assessoria de imprensa ainda ressalta que se alguma emissora, de rádio, televisão, jornal, site, blog e outros, estejam interessadas em fazer parte da mala direta para receber o conteúdo jornalístico produzido pela equipe, que solicite a participação através do e-mail: [email protected]            entrevistas também podem ser solicitadas pelo mesmo e-mail.

INDICAÇÕES E OFÍCIOS DE VEREADORES

Um ofício é uma correspondência oficial, enviada normalmente a funcionários ou autoridades públicas. O ofício é o tipo mais comum de correspondência oficial expedido por órgãos públicos ou privados, em objeto de serviço. Seu destinatário, no entanto, além de outro órgão público, pode ser também um particular. Em 2020, até o momento, foram enviados, pelos vereadores, 4.095 ofícios.

Indicação é o instrumento legislativo encaminhado pelo Plenário cuja finalidade é a de sugerir que outro órgão tome as providências que lhe sejam próprias. O Vereador pode provocar a Secretaria de Obras e a de Saúde que providenciem a reforma de uma unidade hospitalar, por exemplo. Foram recebidas este ano pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, até o momento, um total de 1.951 indicações e repassadas aos setores competentes.

 

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Toda secretaria recebe processos administrativos sobre assuntos pertinentes ao departamento para ciência e manifestação dos fatos. Até dezembro deste ano, tramitaram na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação um total de 1.628 processos.

 

IMPRENSA OFICIAL

A Imprensa Oficial é o meio oficial de publicação e divulgação dos atos oficiais e matérias correlatas de interesse público dos Poderes Executivo, Legislativo, das autarquias e fundações municipais. Só este ano foram publicadas 306 edições que estão disponíveis para consulta pública no link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa-oficial/edicoes/

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