A Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Coelho recebeu nesta segunda-feira (24), mais uma remessa de doses de vacina contra a Covid-19. Dessa vez, o estoque de Coronavac foi reforçado, o que possibilita a ampliação da vacinação de crianças. A partir de hoje (25), crianças sem comorbidades, de 10 e 11 anos já podem receber o imunizante.
A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, que possuem comorbidades, continua na cidade. Para esse grupo de crianças, é necessário que os pais ou responsáveis estejam munidos de um documento médico no momento da vacinação, que pode ser uma declaração ou uma receita médica.
Novo protocolo
Com a aprovação da Anvisa para aplicação da Coronavac em crianças a partir dos 6 anos, a Secretaria Estadual da Saúde encaminhou um novo protocolo de aplicação da vacina para as secretarias municipais de saúde. Agora, as crianças a partir dos 6 anos, recebem a aplicação da vacina Coronavac.
Para as crianças imunossuprimidas, porém, a regra é que sejam aplicadas as doses pediátricas da Pfizer. A mesma vacina deve ser aplicada para as crianças de 5 anos.
Durante a toda a semana, a vacinação acontece na Sala de Vacinas, entre as 8h e 17h. À medida que novas doses foram fornecidas, a secretaria de saúde deve ampliar a aplicação para novas faixas etárias.
LISTA COMORBIDADES
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV
SERVIÇO
Vacinação contra Covid
Sala de Vacinas
Segunda a sexta-feira – das 8h as 17h
Rua 13 de maio, 103 – Centro