A Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulgou na tarde desta terça-feira (12) que intensificou as ações da escovação supervisionada nas escolas municipais. O projeto faz parte da programação rotineira do Programa Boquinha Encantada, que cuida da saúde bucal dos alunos do município. Acompanhados sempre de profissionais da saúde, os jovens recebem incentivo e instrução de uma boa escovação. Com a decisão, a frequência dessas ações nas escolas do município será ampliada.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Bucal, dr. Custódio Tavares, a escovação supervisionada traz muitos benefícios para as crianças. “Este projeto visa promover a saúde bucal dos nossos jovens, ensinando-lhes técnicas adequadas de escovação e hábitos de higiene oral desde cedo. Ao fazer isso repetidamente, as crianças têm mais chances de adotar esse hábito por toda a vida. A escovação regular e adequada é uma das maneiras mais eficazes de prevenir cáries e outras doenças bucais. Portanto, ensiná-las a escovar os dentes corretamente desde cedo pode reduzir a incidência de problemas dentários no futuro”, concluiu Custódio.
Nem todas as crianças têm acesso à educação sobre saúde bucal em casa ou têm os recursos para visitar um dentista para um procedimento mais específico – embora haja o atendimento gratuito em todas as unidades básicas de saúde de Indaiatuba. Para nivelar o campo de jogo, o programa de escovação supervisionada – que é um braço do projeto Boquinha Encantada – garante que todas as crianças matriculadas em escolas públicas municipais, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham acesso a práticas básicas de cuidados bucais.