A Secretaria Municipal de Saúde de Pedreira apresentou nesta semana o “Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19”, programado para ser iniciado no próximo dia 25 de janeiro de 2021.
Segundo informou a secretária municipal de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, o Município está preparado com todos os Postos de Saúde devidamente equipados e os técnicos treinados para aplicar a vacina contra a COVID-19, atendendo das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 16h. “Teremos ainda Drive True nas dependências do Terminal Rodoviário de segunda a sexta-feira das 16h às 20h e aos sábados, das 8h às 16h”, destacou a Secretária de Saúde.
Ainda segundo Ana Lúcia Nieri Goulart, a população deve evitar aglomerações, o agendamento deve ser feito pelos telefones dos Postos de Saúde, pelo telefone 156 e ainda pelo aplicativo eouve no site: www.pedreira.sp.gov.br no ícone: agenda vacina. “Seguiremos as fases de vacinação determinadas pelo Governo do Estado, ou seja, no dia 25 de janeiro, a vacinação será voltada para todos os profissionais que atuam na área de saúde, a segunda dose será aplicada no dia 15 de fevereiro. Para as pessoas com 75 anos ou mais, a primeira dose acontecerá no dia 8 de fevereiro e a segunda dose a partir de 1º de março. Pessoas de 70 a 74 anos terão a primeira dose aplicada no dia 15 de fevereiro e a segunda a partir de 8 de março. De 65 a 69 anos, a primeira dose no dia 22 de fevereiro e a segunda dose em 15 de março. Para as pessoas de 60 a 64 anos, a primeira dose será aplicada a partir de 1º de março e a segunda dose começa em 22 de março de 2021”, concluiu a secretária Ana Lúcia.
As vacinas serão enviadas pelo Governo do Estado de acordo com o seguimento e as faixas etárias. “Toda a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Pedreira já passou por treinamento e está preparada para a campanha de vacinação. Inclusive a Administração Municipal já possui em estoque os insumos, agulhas e seringas, para a imunização das pessoas”, destaca o prefeito Hamilton Bernardes Junior.
O Instituto Butantan e o Governo de São Paulo informaram nesta semana que a vacina contra o Coronavírus obteve 50,38% de eficácia global no estudo clínico desenvolvido no Brasil, além de proteção de 78% em casos leves e 100% contra casos moderados e graves da COVID-19. Todos os índices são superiores ao patamar de 50% exigido pela OMS (Organização Mundial de Saúde).