Pesquisar
Close this search box.

Segundo Ministério da Saúde grande parte dos jovens acompanhados no SUS têm alimentação inadequada

A má alimentação também é a causa do excesso de peso dos adolescentes.

Por: Correio Nogueirense
21/10/2018

De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), divulgados pelo Ministério da Saúde, adolescentes acompanhados pelos serviços de atenção básica, do Sistema Único de Saúde (SUS) tem mostrado uma má alimentação.

A pesquisa aponta que, no ano de 2017, 55% deles consumiram produtos industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 42% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos, e 43% biscoitos recheados, doces ou guloseimas. Os números foram divulgados na ultima terça-feira como uma alerta a má alimentação.

Os maus hábitos à mesa têm refletido na saúde e no excesso de peso dos adolescentes. Números da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE) trouxeram que 7,8% dos adolescentes das escolas entre 13 e 17 anos estão obesos, sendo maior entre os meninos (8,3%) do que nas meninas (7,3%). O Sisvan revela que 8,2% dos adolescentes (10 a 19 anos) atendidos na Atenção Básica em 2017 são obesos.

Para apoiar a adoção de hábitos alimentares saudáveis, o Ministério da Saúde publicou em 2014 o Guia Alimentar para a População Brasileira que traz as diretrizes nacionais e as recomendações sobre alimentação adequada e saudável.

Comentários

Veja também