Pesquisar
Close this search box.

Serviço de acolhimento para pessoas com deficiência é inaugurado em Indaiatuba

Residência inclusiva oferecerá 20 vagas.

Por: Correio Nogueirense
29/10/2019
Foto: Prefeitura de Indaiatuba

Na presença de autoridades e convidados o prefeito Nilson Gaspar (MDB) inaugurou no último sábado (26) a Residência Inclusiva – Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência “Rubens Ribeiro dos Santos”. Localizado no Distrito Empresarial Bartolomai e com projeto da Secretaria de Assistência Social, o espaço será administrado pelo Ciaspe (Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais).

O gestor do município lembrou que a Secretaria de Assistência Social é uma das pastas prioritárias em seu governo. “A família do homenageado (Sr. Rubens), que há muitos anos atua diretamente com pessoas com deficiência, tinha o sonho de construir um local como este que estamos inaugurando. Nós, enquanto poder público, percebemos que havia uma demanda de acolhimento para essas pessoas, que precisavam de um espaço adequado que ofereça cuidado, atenção e carinho. Hoje comemoramos a concretização de um sonho que também se tornou nosso, porque a nossa gestão prioriza o ser humano em todos os aspectos. Indaiatuba ganhou hoje um local de vida e esperança”, ressaltou Gaspar.

Também estavam presentes no evento o vice-prefeito, Dr. Túlio José Tomass do Couto, o secretário municipal de Assistência Social, Luiz Henrique Furlan, o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro (PSB), os vereadores Luiz Alberto Pereira – o Cebolinha (PMDB), Jorge Luiz Lepinsk – o Pepo (MDB), Silene Carvalini (PP), Adeílson Pereira da Silva – o Figura (PP), e a presidente do Ciaspe, Edvane Ferreira Lopes, entre outras autoridades.

A obra da Residência Inclusiva foi iniciada em outubro de 2018 e recebeu investimentos no valor de R$ 1.090.835,32. O prédio foi projetado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, com 405 metros quadrados de construção. São 20 vagas, sendo 10 vagas para homens e 10 para mulheres, em dependências separas contendo cinco dormitórios duplos, três banheiros e uma sala de estar em cada uma delas. A cozinha, lavanderia, refeitório e varanda serão de uso compartilhado.

Toda a rede de atendimento ligada ao acolhimento para a Residência Inclusiva, incluindo assistentes sociais, médicos, enfermeiros e funcionários do Ciaspe, passarão por capacitação, que será realizada nos dias 04 e 05 de novembro no Auditório da Prefeitura. As vagas serão direcionadas para jovens e adultos entre 18 e 59 anos que tenham os vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Os encaminhamentos poderão acontecer por meio dos CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Poder Judiciário ou Ministério Público.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado