A Câmara dos Vereadores de Artur Nogueira realizará sessão especial de julgamento na próxima terça-feira (27), às 9h, para decidir o futuro do vereador Zé da Elétrica (DC). A decisão de convocar a sessão foi tomada após a Comissão Processante entregar seu parecer à mesa da Casa de Leis.
A Comissão presidida pelo decano da Casa Melinho Tagliari (PL), emitiu parecer pela perda temporária do mandato e sem salário pelo prazo de 120 dias, contra o vereador Zé da Elétrica (DC). De acordo com o documento, a comissão declara que não há dúvidas acerca da ocorrência de conduta incompatível com o decoro parlamentar, bem como há fortes indícios de pretensos atos de corrupção ocorridos na sede da Câmara Municipal, na reunião realizada em 02/05/2024. Agora, o documento irá à votação em plenário.
Caso a punição seja aceita pelo plenário, o vereador Zé da Elétrica, ainda assim, poderá fazer campanha eleitoral normalmente.
Para ser aprovado pelo plenário da Casa Legislativa Municipal, o relatório final da comissão, será necessário o voto favorável, de pelo menos a maioria absoluta, ou seja, 7 votos. Cada vereador terá 15 minutos para se pronunciar. Já o advogado de defesa ou o acusado terá 2h para fazer suas considerações finais.
Denúncia
Bruno Martins da Silva, morador de Artur Nogueira, apresentou no dia 29 de maio de 2024, junto à Câmara Municipal de Artur Nogueira, uma denúncia contra o vereador de uma possível compra de votos, incidindo em quebra de decoro parlamentar.
Na denúncia, o morador afirma que no dia 02 de maio, realizou, no prédio da Câmara Municipal, conforme agenda de eventos, feita no interior do Poder Legislativo, uma reunião, envolvendo cidadãos e eleitores nogueirense, segundo ele, com único objetivo de obter dessas pessoas, “apoio político, onde, conforme gravado por um participante, pediu abertamente votos”, diz o denunciante.