O mês de setembro começou, e junto dele a campanha mundial de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, feita com o intuito de conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente a média nacional de suicídio no Brasil, em todas as idades é de 5,5 por 100 mil habitantes. São, em média, 11 mil pessoas que tiram a vida por ano no Brasil. Quando verificado por faixa etária, os idosos são os que mais preocupam, pois as taxas sobem para 8,9 mortes por 100 mil, nos últimos seis anos.
Envenenamento e intoxicação são os meios mais utilizados e os homens são os que mais morrem por suicídio, 60% deles são solteiros. A região Sul concentra 23% dos suicídios e o Sudeste 38%.
No semestre passado o Centro de Valorização a Vida (CVV) em parceria com o Ministério da Saúde, tornaram as ligações para o numero 188 gratuitas. Pelo número é possível conseguir apoio em momentos de crise e ajuda para prevenção de suicídio.
O Brasil é signatário do Plano de Ação em Saúde Mental, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2013. A OMS tem a meta de reduzir pelo menos 10% a mortalidade por suicídio até 2020.
Se estiver precisando de ajuda ou estiver passando por um momento de crise, ligue gratuitamente para o número 188.