O dia 10 de setembro é reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por isso, no mês de setembro é realizada a campanha de conscientização sobre o tema – o Setembro Amarelo – que tem como objetivo alertar a população a respeito dessa realidade em todo o mundo. De acordo com o site oficial do Setembro Amarelo, o suicídio é um problema de saúde pública, e o número de vítimas é superior aos de doenças como AIDS e alguns tipos de câncer. Pensando nisso, a Prefeitura de Sumaré, por meio das Secretarias Municipais de Inclusão e Assistência Social e Saúde, preparou uma programação especial com muitas atividades de conscientização em alusão ao Setembro Amarelo. A celebração teve início no dia 03, com Confecção de Girassóis em feltro pelo Programa Mamãe Bem Querer.
Para o prefeito Luiz Dalben, é fundamental orientar a população e, para isso, se faz necessário abrir canais de conversa sobre o assunto. “É preciso identificar as pessoas que precisam de cuidado nesse sentido, pois conversar é a melhor solução”.
Durante todo o mês de setembro, as unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sumaré reforçam as orientações e prevenção ao adoecimento mental, com ações de palestras e rodas de conversas. Além disso, os profissionais estão esclarecendo a população sobre o funcionamento da rede de atenção psicossocial do município.
Neste dia 10, por exemplo, acontece a palestra Suicídio e Prevenção, com a palestrante Veridyana Valverde, na UPA Engenheiro Marcos Aurélio de Marchi (Macarenko). Para facilitar a participação da população, a palestra será ministrada em dois horários: primeira turma às 10h, e segunda turma às 15h.
Também no mesmo dia, o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizará o Setembro Amarelo: Reflexão. A atividade será na Praça do Bairro, das 9 às 16h, e contará com balões amarelos contendo mensagens de apoio ao tema.
Já o CRAS Basilicata fará no dia 11 uma Roda de Conversa com o Grupo de Mulheres sobre a Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio, a partir das 8h. No mesmo horário acontecerá uma Mobilização do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do Jardim Manchester com cartazes e panfletos do Setembro Amarelo e uma visita à escola Zoraide Proença Kaizel. Às 9h será a Roda de Conversa com profissional da Saúde sobre prevenção ao suicídio no CRAS Matão.
A palestra com o tema Prevenção ao Suicídio do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) São Domingos Unidade III e Polo V – IBQ terá início às 9h do dia 13. No mesmo dia, o CRAS São Domingos promoverá uma Reunião de Rede para discussão de estratégias relativas à Prevenção ao Suicídio, com início previsto para 8h30.
Outra palestra “Suicídio” está prevista para o dia 19, em dois horários: das 8 às 11h, e das 13 às 16h, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Dall´Orto/CAIC – Art.