A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba e a Guarda Municipal Ambiental da cidade promoveram, na última terça (30), a soltura de uma siriema após a ave passar por processo de reabilitação.
O animal, encontrado machucado e em situação de risco após ser atropelado dentro de um condomínio residencial em Itatiba, foi resgatado e encaminhado pela Guarda Ambiental à ONG Associação Mata Ciliar, instituição sem fins lucrativos localizada em Jundiaí que recebe animais em condições criticas e os reabilita para reintroduzi-los em seu habitat natural.
“A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura tem buscado firmar parceria com instituições sérias e que desempenhem sua função com excelência como a ONG Associação Mata Ciliar”, explica a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, Secretária responsável pela Pasta. “Esse trabalho em conjunto é de extrema importância para a preservação da biodiversidade de Itatiba uma vez que todos os animais silvestres encontrados em situação crítica dentro do nosso território poderão ser resgatados, reabilitados e reintroduzidos à natureza”, completou.
Reabilitada, a ave foi levada novamente para o condomínio onde continuará vivendo em conjunto com outras siriemas. A participação da população em casos como este é de extrema importância para a preservação da fauna de Itatiba. Se algum cidadão encontrar um animal silvestre machucado ou em situação de risco, basta entrar em contato com a Guarda Ambiental através do telefone (11) 4524-3577 e solicitar seu resgate imediato.