Sumaré foi destaque na maior revista sobre educação do país: a Nova Escola, da Fundação Lemann. O veículo de comunicação publicou reportagem sobre a importância “da formação à prática: como melhorar as relações de convivência na escola”, ou seja, a necessidade do ‘diálogo e abertura à mudança são pontos essenciais para conseguir criar um ambiente acolhedor e seguro’. Na matéria da jornalista Paula Salas publicada no último dia 29, é exemplificada a análise do clima relacional da escola, que traz a experiência da EM Jardim Lucia, na região do Matão, onde foram identificados dois problemas: o relacionamento com as famílias e a participação dos professores. A matéria foca o sucesso na rede pública municipal sumareense do Projeto Leitura, Convivência Ética e Cidadania, implantado ano passado pela Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. Os trabalhos são desenvolvidos numa parceria e apoio técnico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) e a editora Adonis, e neste ano beneficiará mais de 20 mil alunos – da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
“Esse excelente trabalho desenvolvido nas unidades escolares tem rendido frutos e ganhado destaque, como essa importante publicação na Revista Nova Escola. Ficamos muito felizes, porque queremos garantir um ambiente de harmonia nas escolas, e com isso elevarmos os índices de aprendizagem dos nossos alunos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
Para a secretária Municipal de Educação, Mirela Cia, é gratificante ver o reconhecimento de um trabalho tão importante como esse. “Somos matéria na maior revista educacional do país, e graças a execução desse Projeto Leitura, Convivência Ética e Cidadania, implantado pela Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. Este trabalho tem sido de grande relevância para a nossa comunidade estudantil, tanto ao corpo docente como discente”, garantiu a secretária municipal de Educação, Mirela Cia.
O projeto Leitura, Convivência Ética e Cidadania, sob a coordenação da profª. drª. Luciene Regina Paulino Tognetta, oferece estratégias de apoio e acompanhamento aos docentes nesse processo de ensino-aprendizagem, e alcançará em 2019 quase a totalidade dos professores da rede. Ao todo, são mais de 23 turmas de formação em todas as unidades. “As instituições de educação no Brasil têm sido desafiadas a incluir em sua estrutura curricular o planejamento de mudanças e a sistematização de ações que contemplem os problemas de convivência e a complexidade das relações entre as pessoas, inclusive é uma recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, comentou a profª. drª. Luciene.
Além do corpo discente, a formação abrange também grupos de alunos. Eles fazem parte das Equipes de Ajuda ‘Somos contra o Bullying’ – jovens do ensino Fundamental que foram eleitos pelos seus colegas para atuar como referência na escola e ajudar na resolução dos problemas de convivência. Eles são preparados para auxiliar os colegas em problemas de pequenos conflitos, como provocações, brigas, situações de isolamento e, principalmente, casos de bullying.