O Município de Sumaré está entre as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios no Brasil em 2019. A informação consta do ranking nacional divulgado este mês de outubro pela Revista Exame. Também considerada cidade promissora das Américas, o Município novamente volta a se destacar no que tange a investimentos. O estudo exclusivo foi feito pela consultoria Urban Systems, que avaliou as 100 cidades brasileiras com população superior a cem mil habitantes, levando em consideração indicadores como desenvolvimento econômico, capital humano, desenvolvimento social e infraestrutura.
Cada indicador tem um peso conforme a importância e a atualidade. “Sumaré possui grande potencial para atrair novos investimentos, e conta com inúmeras características que a transforma num ciclo virtuoso de progresso e desenvolvimento. Sediamos o maior entreposto graneleiro de carga seca da América do Sul, e estamos preparados para receber os novos investidores. Somos um polo de desenvolvimento, estamos cercados por grandes universidades, centros de pesquisa e tecnologia, e oferecemos a maior área de expansão imobiliária da RMC, além de termos um comércio forte e competitivo”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
A posição no ranking vem ao encontro do desempenho sumareense, considerado o 2º maior mercado consumidor da RMC, ou seja, é uma cidade que tem investido em políticas públicas e tem explorado as inúmeras vantagens, como localização privilegiada, cercada por importantes rodovias como Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro I, e proximidade com o maior aeroporto de cargas da América Latina, o Viracopos. Sumaré está inserida em 6 dos 11 polos de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Isso faz da cidade grande polo de desenvolvimento econômico, e atrativo constante de novas empresas.
De acordo com a Revista Exame, essa edição de 2019 ‘permite um olhar sobre um período singular e nesse sentido, as melhores cidades para fazer negócio são aquelas que consistentemente investiram em políticas públicas e souberam explorar suas vantagens’. O estudo é feito com base em levantamento de dados e indicadores das cidades analisadas e compreende a ponderação de cada informação em relação aos municípios analisados na pesquisa.
Polo de desenvolvimento
Sumaré está entre as cidades mais promissoras das Américas para receber investimentos estrangeiros, na categoria custo-benefício. Somente na gestão atual, inúmeras empresas de diversos segmentos se instalaram em solo sumareense. Foram inaugurados o Centro de Distribuição da rede Covabra, a loja do Habib’s, o Data Center da Ascenty, e a primeira planta líquida da YaraVita, entre outras de médio e pequeno portes. Recentemente foram anunciadas mais três que vão fortalecer ainda mais o setor econômico do Município, gerando receitas, empregos e renda: a Heineken, Rodonaves, e Havan. Outras quatro empresas de grande porte que devem avolumar a lista serão divulgadas em breve pelo prefeito Luiz Dalben.
Bom frisar ainda o comércio forte e próspero. Sumaré tem atraído empresas de pequeno e médio porte, como lojas de rede, clínicas especializadas, e do setor de serviços. Para o Chefe do Poder Executivo são muitos os fatores que contribuem para que o Município se destaque neste e em outros rankings. “A chegada dessas empresas demonstra que a nossa cidade possui um potencial enorme de desenvolvimento e nosso objetivo é continuar trabalhando, sempre focado em atrair estabelecimentos e empreendimentos de todos os portes que contribuam com o crescimento da cidade em geração de empregos e renda para a população, impulsionando a nossa economia”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
Sumaré é uma cidade bastante promissora e a administração trabalha para atrair a atenção dos investidores por sua localização privilegiada, oferta de mão de obra capacitada e também pela seriedade do Governo Municipal no contato com os empresários. “A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, tem se empenhado para atrair novos investimentos, e incentivado a produtividade do setor industrial, a fim de gerar mais empregos à população. São empresários que acreditam em Sumaré, e nossa malha viária é uma das melhores”, comentou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Padovani.