A Prefeitura de Sumaré recebeu nessa semana equipamentos para intensificar ainda mais as ações e orientações de combate à Dengue na cidade. A novidade é o Boroscópio, equipamento de inspeção visual remoto, que será utilizado pelos supervisores de campo para inspecionar as áreas de difícil acesso, como imóveis e terrenos fechados, além de vistoria em maquinários, tubulações, calhas e caixas d’água. O equipamento é composto por uma haste de alumínio regulável, na ponta superior, há uma câmera para captar imagens e na ponta inferior, um monitor.
O Controle de Endemias recebeu a aquisição também de tela para proteção de caixas d’água, BAGs para condicionamento de recicláveis, material didático educativo e testes rápidos. Lembrando que os testes já foram distribuídos em toda rede municipal de Saúde. Para o secretário de Saúde Rafael Virginelli os novos equipamentos chegaram no momento oportuno a fim de evitar o aumento dos números da Dengue no Município. “O combate ao Aedes aegypti é um trabalho permanente na nossa cidade e não podemos descuidar, principalmente neste período de chuvas e calor”, orientou Virginelli.
Neste ano, o Município registrou até o momento 112 notificações, confirmando 17 casos da doença. Preocupada com esse problema, tendo em vista que na Avaliação de Densidade Larvária (A.D.L) do Índice de Breteau do mês passado – são quatro no ano – foram encontrados muitos criadouros, a Prefeitura de Sumaré entrou em ‘estado de alerta’. Tanto as ações em campo foram intensificadas quanto as orientações junto à população a fim de evitar o aumento dos números da Dengue no Município. De acordo com a Vigilância em Saúde, são priorizadas as áreas com maior proliferação de mosquitos, com mutirões para retirada de criadouros, aplicação de larvicida e nebulização.
“É muito importante que a população receba as nossas equipes e continue adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Também reforçamos a importância da destinação correta de resíduos, evitando o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas. Somente juntos poderemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.
O Chefe do Executivo sumareense reforça ainda que é fundamental a população receber as equipes e adotar as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes. “Nossos agentes de endemias verificam os quintais, aplicam larvicida quando há necessidade e retiram criadouros inservíveis. Os sumareenses contam também com orientações da equipe e medidas de controle do mosquito. Somente juntos podemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, concluiu o prefeito.