Sumaré recebeu nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, a visita da equipe de Relações Governamentais da Rumo Malha Paulista, para apresentação dos projetos de construção de três viadutos sobre linha férrea na cidade. O deputado estadual Dirceu Dalben (PL), que foi um dos protagonistas no processo de renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista à Rumo, participou do encontro.
Sumaré será beneficiada com três novos viadutos, sendo dois na região central da cidade e outro na região do Picerno. Os dispositivos serão construídos pela própria Rumo, que também ampliará o transporte de cargas em todo o estado.
Pelo cronograma apresentado, nos próximos dias, a equipe técnica da concessionária voltará à cidade para início dos trabalhos de topografia e sondagens de solo. As etapas seguintes serão a realização do projeto executivo dos viadutos, contratação e execução da obra. Dalben aproveitou a oportunidade para solicitar à empresa que a contratação de mão-de-obra seja local, gerando também mais emprego à população sumareense. A previsão é de que os viadutos comecem a ser entregues até 2023.
“Este é um marco histórico para Sumaré! Esses viadutos são esperados há anos pela população. Viadutos que vão integrar a cidade, ligando o Centro aos bairros, e que vão garantir um salto em mobilidade urbana. É mais um sonho que está se tornando realidade, é Sumaré nos trilhos do desenvolvimento! Agradecemos à Rumo pela visita e por estar sempre aberta ao diálogo, buscando entender as necessidades locais. Colocamos nosso mandato novamente à disposição para contribuir com o andamento destas melhorias, que vão ocorrer não só em Sumaré, mas em diversos outros municípios da Região Metropolitana de Campinas e do nosso estado que também são cortados pela linha férrea”, disse o deputado estadual Dirceu Dalben.
Participaram da reunião e vistoria nos prováveis pontos das obras os representantes da Rumo: Bruno Rabello Madalena, Marcelo Rodrigues e Rodrigo Verardino.
UMA LUTA DE DALBEN
Um novo contrato entre a Rumo e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foi assinado em 27 de maio deste ano. O contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos e vai antecipar obras em diversos municípios paulistas. Segundo a ANTT, serão R$ 6 bilhões em investimentos em cinco anos para ampliar a capacidade do transporte de cargas da Malha Ferroviária Paulista (de 35 milhões para 75 milhões de toneladas); além de intervenções em 40 municípios, somando mais de R$ 1 bilhão, para minimizar conflitos entre a ferrovia e as cidades; e a geração média anual de 7.000 empregos nos próximos dez anos.
Dalben acompanhou de perto todo o processo da renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista. Como secretário do Governo de Sumaré (2017/2018), atuou no sentido de dialogar e analisar junto à Rumo as necessidades do município, como a construção destes três novos viadutos.
Já como deputado estadual, em setembro de 2019, participou de uma audiência pública do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília, e expôs aos ministros Augusto Nardes (TCU) e Tarcisio Gomes de Freitas (Infraestrutura) os benefícios que a renovação antecipada traria aos municípios paulistas. Defendeu também a utilização da ferrovia para o transporte de passageiros, com a implantação do Trem Intercidades de São Paulo a Campinas inicialmente e, posteriormente, até o Interior.
Já no fim de outubro de 2019, o deputado acompanhou a visita do ministro Nardes a algumas cidades paulistas, como Sumaré e Hortolândia, realizada com a finalidade de conhecer de perto a estrutura da linha férrea e a operação do transporte de cargas realizado pela concessionária Rumo Malha Paulista.
Foram diversas outras reuniões também com prefeitos, com a equipe da Rumo, representantes do Governo do Estado e com o vice-governador, Rodrigo Garcia, somando esforços e cobrando mais agilidade dos órgãos responsáveis para que essa renovação saísse do papel o quanto antes, antecipando as melhorias para a população.