Uma excelência notícia para Sumaré! Duas importantes entidades sumareenses – a Nisfram e o Instituto Saber de Desenvolvimento Social e Educacional – estão entre as 100 instituições sem fins lucrativos premiadas pelo programa Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. As ONG´s desenvolvem um belíssimo trabalho com crianças e adolescentes no Município. A Nisfram foi contemplada com o projeto ‘Comunidade Cura’, enquanto que o Instituto Saber Social conquistou o prêmio pelo projeto ‘Cultura Viva é Saber’ – ambos incentivam os jovens a desenvolverem seu talento artístico e sua potencialidade, além de promover a inclusão social por meio da cultura. As entidades vão receber um prêmio de R$ 60 mil cada.
Para o prefeito Luiz Dalben esse prêmio é resultado de uma parceria séria. “Nossa gestão mantém o compromisso de ajudar as organizações sociais do Município por entender que dessa forma a instituição tem condições de atender com mais qualidade e aumentar o número de assistidos. São entidades parceiras da Prefeitura de Sumaré que estão comprometidas com um trabalho sério em prol da sociedade, a partir de boas práticas de inclusão social”, comemorou o prefeito.
O deputado estadual Dirceu Dalben parabenizou a todos pela conquista. “Parabenizo essas entidades que foram selecionadas, escolhidas e premiadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, e que são parceiras da Prefeitura de Sumaré no desenvolvimento de projetos sociais e culturais de grande relevância. Também deixo meus parabéns à população e ao prefeito Luiz Dalben por esse prêmio. É gratificante esse reconhecimento ao Terceiro Setor do Município, do Estado”, disse o deputado.
Tanto a Nisfram como o Saber Social e as demais organizações são instituições que desenvolvem um excelente trabalho social no Município, graças à parceria com a Prefeitura de Sumaré. A Nisfram tem forte atuação nas áreas social, educacional, inclusão e acessibilidade e serviços técnicos. Há 18 anos oferece projetos socioeducativos visando promover uma melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes menos favorecidos, especialmente da região do Parque das Nações, Ipiranga, São Francisco e Maracanã. A ONG contabiliza muitas conquistas desde 2001. Atualmente, oferece atendimento a mais de 120 crianças e adolescentes.
Já o Instituto Saber Social é uma entidade fundada em dezembro de 2006 por um grupo de amigos que percebeu a necessidade da criação de um trabalho social, voltado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Promove a inclusão social, por meio de ações culturais, assistenciais e socioeducativas, no contraturno escolar. A ideia é mostrar aos assistidos que a cada novo dia nasce uma nova esperança; acrescentar e diversificar conhecimentos no aprendizado, além de criar incentivos educacionais dentro da comunidade e ambiente familiar.