Pesquisar
Close this search box.

Tempestade de inverno ameaça queda de neve recorde em partes dos EUA

Por: Correio Nogueirense
22/02/2023
Foto: REUTERS/Mike Blake

Reuters – Uma tempestade de inverno se espalhando pelo oeste dos Estados Unidos até as planícies do norte e o centro-oeste nesta terça-feira pode produzir nevascas, frio brutal e nevascas recordes, tornando as estradas traiçoeiras e interrompendo as viagens aéreas.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu avisos de tempestade de inverno, nevasca e vento forte para grandes partes do oeste e centro-norte dos Estados Unidos. Até dois pés (61 cm) de neve e ventos de até 60 milhas (97 km) por hora são esperados em alguns pontos de terça a quinta-feira.

A neve caindo a uma taxa de cinco centímetros por hora e rajadas de vento tornarão as condições de viagem traiçoeiras e talvez impossíveis em partes das planícies do norte e do meio-oeste superior, disse o serviço em sua previsão.

“As equipes do limpa-neve estarão trabalhando em todo o estado, mas esta tempestade pode ser uma loucura”, disse o Departamento de Transportes de Minnesota em um tweet.

Enquanto grande parte dos Estados Unidos enfrentará um clima frio e com neve, partes do sul podem, por outro lado, registrar temperaturas altas recordes nesta semana.

Algumas partes podem ter temperaturas acima de 100 graus Fahrenheit mais quentes do que nas Planícies do Norte, mostrou a previsão. Orlando pode atingir um recorde de 90 graus (32 C), enquanto a temperatura deve cair para -16 (-27 C) em Billings, Montana, disse o NWS.

A tempestade lenta começou no fim de semana do feriado do Dia dos Presidentes, trazendo chuva forte para partes da Califórnia e neve para as montanhas de Sierra Nevada. Na terça-feira, foi centrado nas Montanhas Rochosas do norte e nas Planícies Altas, incluindo Montana e as Dakotas.

A partir de quarta-feira, a tempestade se moverá para o Upper Midwest com “alguns dos maiores impactos em Minnesota e Wisconsin”, disse Frank Pereira, meteorologista do NWS Prediction Center em College Park, Maryland.

No final da quarta-feira a quinta-feira, a tempestade trará neve pesada e chuva congelante para a Nova Inglaterra. New Hampshire, Vermont e Maine podem ter um pé ou mais de neve, disse Pereira.

A tempestade persistente também pode despejar neve na Califórnia. Quase todos os 39 milhões de residentes do estado testemunharão a queda da neve ou poderão ver os topos das montanhas próximas cobertos de neve esta semana, disse o cientista climático da UCLA, Daniel Swain.

Ventos fortes cortaram a energia de mais de 163.000 residências e empresas da Califórnia na terça-feira, principalmente nos condados ao sul de San Francisco, quando o vento máximo no Aeroporto Internacional de San Francisco atingiu 68 mph (109 km / h) na tarde de terça-feira, disse o serviço meteorológico.

PREPARADO PARA BLIZZARDS

Na Califórnia, o NWS emitiu avisos de nevasca desde o início da sexta-feira até a noite de sábado para as montanhas do condado de Los Angeles, montanhas do condado de Ventura e montanhas do interior do condado de Santa Bárbara. A agência disse que essas áreas também estarão sob alerta de tempestade de inverno até sexta-feira e aconselhou as pessoas a não viajarem.

Autoridades em Minneapolis disseram aos moradores para se prepararem para condições semelhantes a nevascas na quarta e quinta-feira, dizendo-lhes para retirarem seus veículos das ruas.

A cidade de 425.000 habitantes pode ver até 20 polegadas de neve, o que seria o máximo para uma tempestade de neve em fevereiro e uma das cinco maiores nevascas de todos os tempos em uma cidade do meio-oeste já conhecida por seus invernos brutais, de acordo com o estado Departamento de Recursos Naturais.

As condições meteorológicas estavam se deteriorando rapidamente em Montana, Wyoming e Dakota do Norte na terça-feira. Faixas de neve e fortes rajadas de vento estavam causando condições de branqueamento em Great Falls, Montana, disse o NWS.

A tempestade fará com que as temperaturas do vento caiam para -25 Fahrenheit, o que pode causar queimaduras na pele exposta em menos de 30 minutos, alertaram os meteorologistas.

A crescente frequência e intensidade dessas tempestades, intercaladas com calor extremo e períodos de seca, são sintomas da mudança climática, dizem os especialistas.

Autoridades de transporte em Minnesota, Nebraska e Dakotas pediram aos motoristas que dirijam devagar ou fiquem fora das estradas nos próximos dias.

Mais de 480 voos dentro e fora de Denver, Minneapolis e Salt Lake City, Utah foram adiados ou cancelados. Ao todo, mais de 1.300 voos foram atrasados ​​ou cancelados nos Estados Unidos na tarde de terça-feira, informou o Flightaware.com.

Embora a tempestade de neve pudesse causar estragos na vida cotidiana, ela foi bem recebida pelos esquiadores.

“KaBoom!”, disse o Jackson Hole Mountain Resort em Wyoming em um tweet. “Estamos nas garras de uma forte tempestade e atrasos devido a ventos fortes e neve pesada são prováveis. Obrigado por sua paciência enquanto preparamos o paraíso para você.”

Na Flórida, os moradores se prepararam para um tipo diferente de recreação.

“Regularmente atingimos 80 graus em fevereiro de cada ano, mas uma vez que começamos a atingir essa faixa de 85 a 90, isso está muito acima do normal”, disse o meteorologista do NWS Jason Hess em Jacksonville. “É o início da temporada de praia para nós aqui.”

Comentários

Veja também