Pesquisar
Close this search box.

Tempo seco exige cuidados especiais com a saúde

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil, alerta para os cuidados especiais que devem ser adotados para evitar desde a desidratação até complicações mais graves, em especial entre as crianças e os idosos, que são mais vulneráveis às consequências do clima seco para a saúde. 

Por: Correio Nogueirense
19/05/2020

Os moradores de Sumaré têm sentido os efeitos da baixa umidade relativa do ar nas últimas semanas. Em “estado de observação”, as médias registradas no município têm se mantido abaixo dos 45% nesse período de estiagem, o que pode representar riscos à saúde da população. Por isso, a Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil, alerta para os cuidados especiais que devem ser adotados para evitar desde a desidratação até complicações mais graves, em especial entre as crianças e os idosos, que são mais vulneráveis às consequências do clima seco para a saúde.

Pele muito ressecada, diminuição da urina, cansaço e sonolência podem ser sintomas de que algo não está bem. Nesse período, são comuns dor de cabeça, garganta seca e irritada, olhos avermelhados e coçando muito, e até sangramento nasal. Além desses desconfortos, há um grande prejuízo do tempo seco para as vias respiratórias, pois há mais concentração de poluentes no ar, comprometendo o bom funcionamento do nariz e dos pulmões. Pessoas com problemas respiratórios, como asma e rinite, acabam sofrendo mais, pois as infecções virais e bacterianas propagam-se com facilidade.

Para prevenir a saúde, a primeira recomendação dos especialistas é manter-se hidratado. Beba muita água ao longo do dia. Se a urina estiver amarela é sinal de maior necessidade da ingestão de líquidos – o ideal é que esteja transparente. Dê preferência a dietas leves, ricas em frutas e sucos naturais.

Também é importante evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas. Mantenha os ambientes limpos e arejados, em especial o quarto, utilizando umidificadores ou mesmo toalhas molhadas e recipientes com água ao lado da cama na hora de dormir.

Lavar as narinas com soro fisiológico em temperatura ambiente ajuda bastante. E passar hidratante na pele do rosto e do corpo melhora a sensação de ressecamento.

“São atitudes simples que nos ajudam a prevenir a saúde nessa época do ano e evitam que mais pessoas precisem procurar pelo atendimento médico, quando a orientação é permanecer em casa, mantendo a saúde e a qualidade de vida de toda a população”, completou o prefeito Luiz Dalben.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado