Tiago Vigna garante recurso para início da microchipagem gratuita em cães e gatos

Ação inédita em Artur Nogueira traz mais segurança para os tutores e reforça o compromisso do vereador com a causa animal; Recurso foi viabilizado por meio de emenda do Deputado Federal Delegado Bruno Lima.

Por: Correio Nogueirense
12/09/2025

O vereador Professor Tiago Vigna (PSD) celebrou nesta semana o início da microchipagem gratuita de cães e gatos em Artur Nogueira, um marco histórico na causa animal do município. O programa foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Delegado Bruno Lima (PP), conquistada pelo vereador junto ao parlamentar, além de uma indicação já protocolada ao Executivo Municipal.

“Esse é um passo muito importante na defesa da causa animal. Sem dúvidas, uma alegria enorme saber que nosso prefeito Lucas Sia também ama os animais e fez tornar realidade essa minha indicação aplicando com responsabilidade a verba que busquei junto ao Deputado Federal Delegado Bruno Lima. O Poder Executivo e Poder Legislativo quando andam juntos é porque existe um objetivo maior: beneficiar a nossa população”, destacou Tiago (PSD).

E acrescentou que “a microchipagem vai ajudar a combater o abandono, facilitar o reencontro de pets com seus tutores e garantir mais segurança para as famílias nogueirenses”.

MICROCHIP

O microchip é um pequeno dispositivo implantado sob a pele do animal durante a castração, armazenando informações como nome, telefone e endereço do tutor. A leitura é feita por meio de um scanner, permitindo identificar o responsável em caso de perda ou abandono.

Com a novidade, Artur Nogueira passa a estar entre os primeiros municípios da região a adotar a tecnologia de forma gratuita, garantindo benefícios tanto para os animais quanto para seus tutores.

Tiago Vigna (PSD) lembrou ainda que essa conquista se soma a outras ações que ele vem defendendo em prol da causa animal, como incentivo a políticas públicas de castração e adoção responsável.

“Nosso mandato nasceu com esse compromisso: lutar por mais dignidade e cuidado com os animais e também com as pessoas que os amam. Esse programa mostra que, quando trabalhamos em conjunto com deputados parceiros e com a Prefeitura, conseguimos transformar realidade”, reforçou o vereador.

COMO TER ACESSO AO BENEFÍCIO?

Inicialmente, os microchips serão aplicados apenas nos animais castrados no Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (BEA), posteriormente serão usados em Mutirões de Castrações e animais de ONGs/protetores se houver interesse; e em uma terceira fase, os microchips serão disponibilizados aos demais animais.

Para ter acesso, o tutor deve entrar em contato com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal via WhatsApp (19) 3877-1505 ou telefone fixo (19) 3827-9700, ramal 9832, passando por uma pré-consulta e agendamento.

Comentários

Veja também